Ensino remoto emergencial nas instituições de ensino superior e as tecnologias adotadas: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20579

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, recursos educacionais digitais, tecnologias digitais da informação e comunicação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o ensino remoto emergencial e o uso das tecnologias que o viabilizam nas Instituições de Ensino Superior, no contexto da pandemia da Covid-19. Norteou-se pela seguinte questão: como se caracterizam as estratégias didáticas e os recursos educacionais digitais utilizados no ensino remoto emergencial nas Instituições de Ensino Superior nessa pandemia? A metodologia adotada foi a revisão integrativa de literatura com buscas nas bases SciELO e Google Scholar. Caracterizou-se as estratégias didáticas, as plataformas e os recursos educacionais digitais utilizados. Constatou-se o desenvolvimento do letramento digital de professores e alunos e a autonomia discente, bem como a sobrecarga de trabalho e a ansiedade gerada pelas incertezas e o sentimento de inadequação. Conclui-se que o ensino remoto emergencial tem sido um dinâmico e ao mesmo tempo desafiador modelo educacional para as Instituições de Ensino Superior e para seus professores e alunos.

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Biografia do Autor

Ednaene de Menezes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Ciência da Informação

Andrea Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará – UFC

Doutora em Educação

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Publicado

17.02.2022

Como Citar

MENEZES, Ednaene de; SILVA, Andrea Soares Rocha da. Ensino remoto emergencial nas instituições de ensino superior e as tecnologias adotadas: uma revisão integrativa. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20579, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20579. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20579. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos