n. 40 (2022): Fluxo contínuo

Dossiê Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica

n. 40, jan./abr. 2022

Publicado: 10.01.2022

Editorial

  • Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira, Daniela Melaré Vieira Barros, Aguinaldo Robinson de Souza
    e21917
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21917

Entrevista

  • Aprendizagem criativa, o pensamento computacional e a robótica na Educação básica - Entrevista com Wilson Massashiro Yonezawa

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    e21800
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21800

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

  • A metodologia ativa Peer Instruction e o uso do aplicativo Socrative: relato de experiência no curso técnico de marketing

    Davi Fernando da Silva, Raquel Rosan Christino Gitahy, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
    e21343
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21343
  • Aspectos do pensamento computacional em atividades desplugadas com origami e matemática

    Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Romário Costa da Rocha Junior, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
    e21513
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21513
  • Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas

    Anselmo Daniel Campos de Almeida, Luana Priscila Wunsch, Emanuele Bittencourt Martins
    e21067
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21067
  • Integração entre robótica educacional e abordagem STEAM: desenvolvimento de protótipos sobre a temática responsabilidade social e sustentabilidade

    Nídia Mara Melchiades Castelli Fernandes, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e21600
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21600
  • Clube de ciências e tecnologias interescolar: uma experiência de internacionalização

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Andressa Algayer da Silva Moretti, Aguinaldo Robinson de Souza
    e21807
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21807
  • O Estudo de aula no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino do tema ecologia

    Elcio Schuhmacher, Edésio Marcos Slomp, Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
    e21738
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21738
  • Reflexões sobre uma sequência didática de desenvolvimento de algoritmo com turma multisseriada utilizando Google Doodle e Scratch

    Brunna Sordi Stock, Marcus Vinicius de Azevedo Basso
    e21736
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21736
  • Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch

    Cybelle Cristina Ferreira do Amaral, Wilson Massashiro Yonezawa, Daniela Melaré Vieira Barros
    e21701
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21701
  • Trilhas formativas e formação continuada de professores: Oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas

    Ronaldo Lasakoswitsck, Stéphani Vilela Ferreira Custodio, Thaís de Almeida Rosa
    e21722
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21722
  • A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos

    Luis Antonio Ccopa Ybarra, Marisa Soares
    e21524
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21524
  • Atividades plugadas e desplugadas na educação infantil no desenvolvimento do pensamento computacional

    Sabrina Cota da Silva Ticon, Antônio Carlos de Abreu Mól, Ana Paula Legey
    e21751
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21751
  • As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar

    Paula Linhares Angerami, Andre Luis Alice Raabe, Tatiane Ap. Martins do Rosário
    e21562
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21562

Artigos

  • Pandemia e merenda escolar: silenciamentos, dissimulações e efeitos de sentido nas normas de distribuição dos kits de alimentação nas escolas públicas

    Gabriela Alves de Arruda, Dennys Dikson
    e20505
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20505
  • Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC

    Paulo Cézar Camurça Melo, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousa
    e19986
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.19986
  • A formação de conceitos científicos e a ressubordinação da memória: ressignificando práticas docentes

    Solange de Castro, Elisabeth Rossetto
    e20617
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20617
  • Comportamentos indisciplinados em sala de aula: o que professores e estudantes pensam e fazem

    Ilário Wecker, Alessandra Rocha de Albuquerque
    e19908
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.19908
  • A formação continuada do pedagogo numa perspectiva reflexiva

    Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho, Marcelo Bolfe, Evelise Maria Labatut Portilho
    e21066
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21066
  • Expedição Escolas do Brasil: primeiras aproximações de uma pesquisa

    Sofia Lerche Vieira, Iasmin da Costa Marinho, Eloisa Maia Vidal
    e20576
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20576
  • Plano Municipal de Educação de Taubaté: análise do processo de monitoramento e avaliação

    Eduardo Castilho, Angela Maria Martins
    e20538
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20538
  • Alteridade no multiculturalismo: representações sociais e dialogicidade de professores de escolas públicas de São Paulo

    Monica Ribeiro Nunes, Adelina Novaes
    e20633
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20633
  • Competências socioemocionais no exercício da docência: uma análise quantitativa com professores em formação inicial

    Valesca Brasil Irala, Raíssa Grierson Ferreira, Leandro Blass
    e20916
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20916
  • Estado da arte – estudo sobre mulheres gestoras na educação: o que dizem as produções

    Keoma Yoshio de Paula Bordinhão, Marlene de Oliveira, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    e20488
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20488
  • Inclusão escolar na pandemia: estereótipos e outras barreiras

    Carolina Mariane Miguel, Daniel Carlos Estevão, Rosemary Roggero
    e20618
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20618
  • Educação em tempos de Covid-19 e o ensino remoto emergencial: o que dizem os professores da Escola Municipal José Ribeiro Bessa?

    Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Agnes Camila Viana da Silva
    e20853
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20853
  • Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino

    Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt, Manoel Maria Silva Negrão
    e20639
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20639
  • Universidade Popular Comunitária: a construção dos conhecimentos por meio das experiências simbólicas

    Loedilza Milicia Da Silva, Luiz Augusto Passos
    e19645
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.19645
  • Ensino remoto emergencial nas instituições de ensino superior e as tecnologias adotadas: uma revisão integrativa

    Ednaene de Menezes, Andrea Soares Rocha da Silva
    e20579
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20579
  • Ensino médio integral e protagonismo juvenil: práticas e vivências na escola do novo saber no Amapá

    Nelcy da Costa Pereira, Ilma Andrade Barleta
    e21064
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21064
  • Formação ao Longo da Vida (FLV) de professores de Língua Portuguesa: agenciamentos e possibilidades

    Mateus Esteves de Oliveira, Vicente Aguimar Parreiras
    e21100
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21100
  • Psicanálise e educação escolar: contribuições de Freud e Winnicott à compreensão do fenômeno da violência escolar

    Alexandre Patricio de Almeida, Alfredo Naffah Neto
    e20478
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20478
  • Genealogia e governamentalidade na pesquisa documental em psicologia a partir de Michel Foucault

    Bruno Jáy Mercês de Lima, Flávia Cristina Silveira Lemos, Michelle Ribeiro Correa
    e20879
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20879
  • Projetos de investigação e o papel da gestão na escola da infância:Reflexões a partir da teoria histórico-cultural

    Ana Lúcia Borges, Cristiano Rogério Alcântara
    e20828
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20828
  • Clima escolar: a compreensão de gestores de escolas de tempo integral no município de São Caetano do Sul

    Alexandra de Jesus Auger, Paulo Sérgio Garcia, Janice Paulino César
    e20078
    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20078