Psicanálise e educação escolar: contribuições de Freud e Winnicott à compreensão do fenômeno da violência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20478

Palavras-chave:

educação, Freud, psicanálise, violência, Winnicott

Resumo

O artigo visa explorar as possíveis contribuições da psicanálise no que tange à compreensão das questões que atravessam o fenômeno da violência no cenário escolar. Para tanto, será apresentada a noção de instinto de morte de Sigmund Freud – traduzido como pulsão de morte, para alguns autores –, com o intuito de fundamentar as bases da agressividade no âmbito intrapsíquico e suas disseminações na esfera cultural. Em seguida, a fim de expandir a premissa especulativa freudiana apresentada em “Além do princípio do prazer” (1920), discute-se a noção de “deprivação” (neologismo para deprivation) proposta pelo pediatra e psicanalista D. W. Winnicott, com o objetivo de salientar a função do ambiente para o desenvolvimento maturacional humano saudável. Por último, articula-se as teorias levantadas com o contexto de violência presente nas periferias, promovendo um diálogo promissor entre o arcabouço psicanalítico e a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Doutorando em Psicologia Clínica

Alfredo Naffah Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Doutor em Psicologia Clínica

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Publicado

10.03.2022

Como Citar

ALMEIDA, Alexandre Patricio de; NAFFAH NETO, Alfredo. Psicanálise e educação escolar: contribuições de Freud e Winnicott à compreensão do fenômeno da violência escolar. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20478, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20478. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos