Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.19986

Palavras-chave:

livro didático, políticas educacionais, temática indígena

Resumo

O livro didático é uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor e, muitas vezes, a única fonte de leitura e pesquisa para grande parte dos estudantes da Educação Básica. Assim sendo, o escopo do texto é refletir sobre a contribuição do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e do ensino de História como componente curricular para a qualidade da Educação Básica. A análise privilegiou livros didáticos de história com conteúdos relacionados à Temática Indígena nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concluímos que o livro didático é um instrumento multifacetado, pois carrega interesses do mercado, discursos controlados pelas gestões estatais de cada época e ao mesmo tempo um instrumento com diversas possibilidades metodológicas que contribui para o trabalho docente. Finalmente, entendemos o PNLD como programa fundamental para o acesso universal ao livro didático e a qualidade do ensino público na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Paulo Cézar Camurça Melo, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestre em História e Letras

Fátima Maria Leitão Araújo, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora em Educação

Joilson Silva de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutorando em Educação

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Publicado

10.01.2022

Como Citar

MELO, Paulo Cézar Camurça; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; SOUSA, Joilson Silva de. Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e19986, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.19986. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19986. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos