Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC

Paulo Cézar Camurça Melo, Fátima Maria Leitão Araújo, Joilson Silva de Sousa

Resumo


O livro didático é uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor e, muitas vezes, a única fonte de leitura e pesquisa para grande parte dos estudantes da Educação Básica. Assim sendo, o escopo do texto é refletir sobre a contribuição do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e do ensino de História como componente curricular para a qualidade da Educação Básica. A análise privilegiou livros didáticos de história com conteúdos relacionados à Temática Indígena nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concluímos que o livro didático é um instrumento multifacetado, pois carrega interesses do mercado, discursos controlados pelas gestões estatais de cada época e ao mesmo tempo um instrumento com diversas possibilidades metodológicas que contribui para o trabalho docente. Finalmente, entendemos o PNLD como programa fundamental para o acesso universal ao livro didático e a qualidade do ensino público na Educação Básica.


Palavras-chave


livro didático; políticas educacionais; temática indígena

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DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.19986

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