O Estudo de aula no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino do tema ecologia
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.21738Palavras-chave:
estudo de aula, pensamento computacional, tarefas, processo de raciocínio, ecologiaResumo
Este artigo descreve um estudo de aula realizado com quatro participantes do Ensino Fundamental, anos Iniciais em escolas da região de Timbó/SC, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi analisada, principalmente, a sequência didática desenvolvida pelos participantes. O objetivo foi desenvolver uma sequência que se utiliza das habilidades do Pensamento Computacional, que envolve o desenvolvimento do raciocínio e da lógica computacional, para a aprendizagem do tema Ecologia e apresentar as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e a metodologia utilizada. Os resultados mostram que os participantes se envolvem no desenvolvimento das estratégias que auxiliam os processos de raciocínio dos alunos e a sequência didática demonstra à experiência e o entendimento dos professores acerca do uso das habilidades do PC na construção do tema Ecologia
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