O Estudo de aula no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino do tema ecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21738

Palavras-chave:

estudo de aula, pensamento computacional, tarefas, processo de raciocínio, ecologia

Resumo

Este artigo descreve um estudo de aula realizado com quatro participantes do Ensino Fundamental, anos Iniciais em escolas da região de Timbó/SC, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi analisada, principalmente, a sequência didática desenvolvida pelos participantes. O objetivo foi desenvolver uma sequência que se utiliza das habilidades do Pensamento Computacional, que envolve o desenvolvimento do raciocínio e da lógica computacional, para a aprendizagem do tema Ecologia e apresentar as potencialidades do estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional e a metodologia utilizada. Os resultados mostram que os participantes se envolvem no desenvolvimento das estratégias que auxiliam os processos de raciocínio dos alunos e a sequência didática demonstra à experiência e o entendimento dos professores acerca do uso das habilidades do PC na construção do tema Ecologia

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Biografia do Autor

Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Pós-Doutorado

 

Edésio Marcos Slomp, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Pós-Doutorado

 

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Publicado

30.03.2022

Como Citar

SCHUHMACHER, Elcio; SLOMP, Edésio Marcos; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg. O Estudo de aula no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino do tema ecologia. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21738, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21738. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21738. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”