Aspectos do pensamento computacional em atividades desplugadas com origami e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21513

Palavras-chave:

educação matemática, dobradura, pensamento computacional, sólidos geométricos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das relações existentes entre o origami e o pensamento computacional, discutindo de que forma podem se complementar e servirem de apoio mútuo. Para tanto, contextualiza-se o origami, a arte de dobrar papel, e, também, algumas compreensões acerca do pensamento computacional, especificamente, seus quatro pilares, a saber: decomposição, algoritmo, reconhecimento de padrões e abstração. Como possibilidade recorre-se a atividades desplugadas envolvendo instruções de dobras de animais e de sólidos geométricos que podem ser desenvolvidas tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio ou no Superior. Para finalizar, mostra-se que as propostas podem possibilitar o desenvolvimento dos quatro pilares do pensamento computacional. Desta forma, pode-se ressaltar que as atividades descritas abrem possibilidades para o pensamento computacional quando trabalhado em consonância ao origami.

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Biografia do Autor

Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda em Educação Matemática

 

Romário Costa da Rocha Junior, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Mestrando em Educação Matemática

 

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutor em Education Studies

 

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Publicado

17.03.2022

Como Citar

GRACIOLLI, Carolina Yumi Lemos Ferreira; ROCHA JUNIOR, Romário Costa da; DA SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues. Aspectos do pensamento computacional em atividades desplugadas com origami e matemática. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21513, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21513. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21513. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”