Projetos de investigação e o papel da gestão na escola da infância:Reflexões a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20828

Palavras-chave:

educação infantil, gestão escolar, projetos de investigação, teoria histórico-cultural

Resumo

O artigo tem como objeto de pesquisa os projetos de investigação na escola da infância como prática promotora de desenvolvimento no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) que superam os modelos conteudistas de propostas anteriores. A questão de pesquisa que motivou este artigo é: Qual é o papel da gestão na garantia do desenvolvimento infantil? Os estudos da Teoria Histórico-Cultural fundamentam a discussão, uma vez que, segundo Vigotski (2018), o meio é fonte de desenvolvimento. Brincadeira de papeis como atividade principal na idade pré-escolar é categoria central neste estudo de abordagem teórica.   Desta forma, concluímos que o espaço escolar deve ser organizado de maneira a aguçar a curiosidade das crianças e transformá-la em vontade de saber. Assim, são provocadas pelo meio, organizado de forma intencional para que desenvolvam seus projetos, investiguem e expressem suas teorias sobre o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Borges, Universidade Nove de Julho – Uninove

Mestre em Educação

Cristiano Rogério Alcântara, Pontifícia Universidade Católica – PUC

Doutor em Língua Portuguesa

Referências

ALCÂNTARA, Cristiano Rogério. Diário de bordo: uma construção coletiva rumo à Pedagogia Cultural. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Não só de palavras se escreve a Educação Infantil, mas de lutas populares e do avanço científico. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart.; Mello, Suely Amaral (Orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BARROS, Daniela; PEQUENO, Saulo. Cultura, educação e desenvolvimento humano. In:

COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral. (Orgs.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba, PR: CRV, 2017. p. 77-86.

BARROS, Manoel de, 1916-2014. Memórias inventadas. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BORGES, Ana Lúcia. Gestão na escola de educação infantil: ressignificação das práticas e mudança na cultura escolar. Dissertação (mestrado). Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.

BORGES, Ana Lúcia. Relações intergeracionais na escola e nos espaços urbanos: crianças de 3 anos indo à feira livre. Publicado nos anais do “Seminário Internacional Infâncias Sul Americanas”, FEUSP, 2017.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federal do Brasil. Imprensa Oficial, Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei n.º 8.068, de 13 de julho de 1990: Constituição e legislação relacionada. São Paulo: Cortez, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Lei n.º11.738 de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 20/2009, aprovado em 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ELKONIN, Daniil. – Problemas psicológicos del juego em la edad preescolar. In DAVIDOV, V. e SHUARE, M. (orgs) - La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987.

FERREIRO, Emília.; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma Contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. in VYGOTSKY, L.S. e outros – Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. S.P: Ícone/Edusp, 1988.

MALAGUZZI, Loris. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MELLO, Suely Amaral. Bebês e crianças pequenininhas como sujeitos: participação e escuta. In: COSTA, Sinara Almeida; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba, PR: CRV, 2017. p. 243-252.

MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart (Orgs.). Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos; Pedro & João Editores, 2017.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Abril de 2007.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. – São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. 1896-1934. A quarta aula. In: L. S. Vigotski . Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes , Elizabeth Tunes ; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. - 1. ed. - Rio de Janeiro: EPapers, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. (sem data) Instrução e desenvolvimento na idade pré-escolar. Trad. Pável Golub e Marina Damaros. Revisão técnica por Achilles Delari Junior. Caderno RCC#21. Volume 7. Número 2. Maio de 2020.

ZAPOROZHETS, Artur. – Importancia de los periodos iniciales de la vida en la formacion de la personalidad infantil. in DAVIDOV, V. e SHUARE, M. (orgs) - La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987.

Downloads

Publicado

01.04.2022

Como Citar

BORGES, Ana Lúcia; ALCÂNTARA, Cristiano Rogério. Projetos de investigação e o papel da gestão na escola da infância:Reflexões a partir da teoria histórico-cultural. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20828, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20828. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20828. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos