Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch

Cybelle Cristina Ferreira do Amaral, Wilson Massashiro Yonezawa, Daniela Melaré Vieira Barros

Resumo


O artigo tematiza o processo de apropriação do conhecimento, na disciplina “Pensamento Computacional (PC) e Ciência da Computação para Professores de Ciências e Matemática”, na UNESP/Bauru, em 2021.O objetivo foi relacionar os aspectos teórico-práticos da formação docente com o conceito de PC, sinalizando os desafios e as possibilidades didáticas que seus elementos oferecem ao ensino da Matemática, com o uso do Scratch. O estudo configurou-se pelo movimento lógico-histórico do conceito de PC, apoiando-se em Papert (1986) e Wing (2006), pela apresentação do Scratch e a relação entre o PC e as possibilidades didáticas desenvolvidas pela professora da rede particular e os conhecimentos apreendidos na disciplina. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada no Google Meet, a fim de capturar informações sobre os conteúdos abordados e os discursos inerentes ao processo. Assim, o estudo sinalizou as contribuições do PC, com o uso da ferramenta, à formação continuada e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes


Palavras-chave


formação docente; ensino e aprendizagem; pensamento computacional; Scratch

Texto completo:

PDF

Referências


AONO, Alexandre Hild; RODY, Hugo Vianna Silva; MUSA, Daniela Leal; PEREIRA, Vanessa Andrade; ALMEIDA, Jurandy. A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM

COMPUTAÇÃO (WEI), 25., 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3556.

BARCELOS, Tiago Schumacher. Relações entre o pensamento computacional e a Matemática em atividades didáticas de construção de jogos digitais. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

BELL, Tim; WITTEN, Ian H.; FELLOWS, Mike. Computer Science Unplugged. 2011. Edição brasileira. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uplo-ads/2014/12/ CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf . Acesso em: 21 jul. 2021.

BOBSIN, Rafaela da Silva; NUNES, Natália Bernardo; KOLOGESKI, Anelise Lemke; BONA, Aline Silva de. O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA

EDUCAÇÃO, 31., 2020, on-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1473-1482. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1473.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

ISBELL C. et al. (Re) Defining computing curricula by (re)defining computing. ACM SIGCSE Bulletin, v. 41, n. 4, p.195-207, 2009.

Lessa, Valéria E; Teixeira, Adriano C.; Barros, Daniela Melaré V. A Educação Matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didática. In Trindade, S.D.; Mill, D. Educação e Humanidades Digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Editora Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019. ISBN: 978-989-26-1772-5. Disponível em https://digitalisdsp.sib.uc.pt/bitstream/10316.2/47407/1/Educacao_e_humanidades_digitais.pdf. Acesso em 21.jul.2021.

MORAIS, Anuar Daian de, BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo.; FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de Matemática?" Ciência & Educação (Bauru), [online], v. 23, n. 2, p. 455-473, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170020011. Acesso em: 21.jul. 2021.

PERKOVIC, Ljubomir et al. Framework for Computational Thinking across the Curriculum. In: CONFERENCE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION. 2010. Proceedings… […] National Science Foundation under Grant No. 0829671, p.123-127, 2010. Disponível em https://people.cs.vt.edu/~kafura/CS6604/Papers/CT-Across-the-Curriculum.pdf. Acesso em 21.jul.2021.

RESNICK, Mitchel et al. Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, v. 52 n. 11, p. 60-67, Nov. 2009. Disponível em: http://cacm.acm.org/magazines/2009/11/48421-scratch-programming-forall/fulltext . Acesso em: 21 jul. 2021.

RODRIGUEZ, Carla et al. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2015. Anais... [S.l.]: Porto Alegre, RS: SBC, p. 62-71, out. 2015. ISSN 2316-6541. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4992. Acesso em: 04 fev. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.62.

SANTANA, Sivaldo Joaquim de; OLIVEIRA, Wilk. Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com o uso do Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2019. Anais... [S.l.]: Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 158-167, nov. 2019. ISSN 2316-6541. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8502 . Acesso em: 04 fev. 2022.

SOUZA, Pedro Henrique Giraldi de. Pensamento computacional, Scratch e Matemática: possíveis relações. 2021. 164p. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Rio Claro, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/215173. Acesso em: 15 nov. 2021.

VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, 2016.

WERLICH, Claudia et al. Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando Computação Desplugada. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Fortaleza: SBC, 2018. [S.l.]. Anais... [...], p. 719. ISSN 2316-8889. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8294/5971 . Acesso em: 15 jul. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.719.

WING, Jeannette M. Computational Thinking. Communications ACM v. 9, n. 13, March 2006. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/afs/cs/Web/People/15110-s13/Wing06-ct.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

ZAHARIJA, Goran; MLADENOVIC, Sasa; BOLJAT, Ivica. Introducing basic Programming Concepts to Elementary School Children. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 106, p. 1576-1584, 2013.




DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21701

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional