Educação em tempos de Covid-19 e o ensino remoto emergencial: o que dizem os professores da Escola Municipal José Ribeiro Bessa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20853

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, pandemia da Covid-19, atuação docente

Resumo

Este artigo comunica os resultados de uma investigação que buscou conhecer como os professores, que leciona do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Ribeiro Bessa, localizada no município de Mataraca-PB, utilizam recursos tecnológicos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, recorreu ao debate teórico proposto por Palú, Schütz e Mayer (2020), Caetano, Junior e Teixeira (2020), Behrens (2013) e Pareceres emitidos pelo Conselho Nacional de Educação, CNE/CP: nº 5 (BRASIL, 2020), nº 15 (BRASIL, 2020) e nº 6 (BRASIL, 2021). A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário, cujas informações foram apreciadas à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa indica que as dificuldades de acesso à internet por estudantes, a necessidade de adaptação e superação ao ERE por professores, acentuam os processos de exclusão social já existentes, a precarização do trabalho docente e a qualidade da educação ofertada.

 

 

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Biografia do Autor

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutorado em Educação/UFPB

Agnes Camila Viana da Silva, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Licenciatura em Pedagogia

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Publicado

14.02.2022

Como Citar

FAHEINA, Evelyn Fernandes Azevedo; DA SILVA, Agnes Camila Viana. Educação em tempos de Covid-19 e o ensino remoto emergencial: o que dizem os professores da Escola Municipal José Ribeiro Bessa?. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20853, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20853. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20853. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos