A formação de conceitos científicos e a ressubordinação da memória: ressignificando práticas docentes

Solange de Castro, Elisabeth Rossetto

Resumo


Este estudo discute a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos entre a primeira infância e a adolescência.  Caracteriza-se como teórico/bibliográfico, pautado na Psicologia Histórico-Cultural, e documental, com ênfase no Referencial Curricular do Paraná (2018). O currículo escolar, como tem se desenhado na legislação vigente, não ampara a prática docente. O Referencial Curricular do Paraná, que orienta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental desde o início de 2020, não demonstra preocupação no sentido de aproximar teoria e prática, fragiliza-se teoricamente ao não relacionar estreitamente os pressupostos epistemológicos com o trabalho em sala de aula. Assim, nesse contexto, considera-se que a formação continuada dos professores proposta pelo Paraná não tem contribuído para a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos da educação básica.


Palavras-chave


Psicologia Histórico-Cultural; Formação de Conceitos Científicos; Desenvolvimento da Memória.

Texto completo:

PDF

Referências


ASBAHR, F. S. F.. Idade Escolar e a Atividade de Estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, L.M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento do Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Ed. Autores Associados, 2017, p. 171-192.

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. O Desenvolvimento da Personalidade na Adolescência e a Educação Escolar: aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. In: MARTINS, L.M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento do Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Ed. Autores Associados, 2017, p. 195-219.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e Orienta a Implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser Respeitada Obrigatoriamente ao longo das Etapas e Respectivas Modalidades no Âmbito da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ago. 2021.

COSTAS, F. A. T. O Processo de Formação de Conceitos Científicos em Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na 1ª Série do Ensino Fundamental. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Educação Infantil e Componentes Curriculares do Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2018.

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma Coisa. Campinas: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Z.; TUNES, E. 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Tradução de Maria Encarnación Moya. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.

VIGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – III Problemas del Desarrollo de la Psique. Tomo III. Madrid: Editora Antonio Machado Libros, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na Infância. Tradução e revisão técnica: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional