A formação de conceitos científicos e a ressubordinação da memória: ressignificando práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.20617Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Formação de Conceitos Científicos, Desenvolvimento da Memória.Resumo
Este estudo discute a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos entre a primeira infância e a adolescência. Caracteriza-se como teórico/bibliográfico, pautado na Psicologia Histórico-Cultural, e documental, com ênfase no Referencial Curricular do Paraná (2018). O currículo escolar, como tem se desenhado na legislação vigente, não ampara a prática docente. O Referencial Curricular do Paraná, que orienta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental desde o início de 2020, não demonstra preocupação no sentido de aproximar teoria e prática, fragiliza-se teoricamente ao não relacionar estreitamente os pressupostos epistemológicos com o trabalho em sala de aula. Assim, nesse contexto, considera-se que a formação continuada dos professores proposta pelo Paraná não tem contribuído para a formação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da memória de alunos da educação básica.
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