Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20639

Palavras-chave:

educação infantil, tecnologias digitais, COVID-19, ensino

Resumo

O distanciamento físico/social provocado pela pandemia do COVID-19 estimulou educadores a repensarem e adaptarem suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivos investigar o uso das tecnologias digitais e formas de trabalhar o medo das crianças frente à pandemia, junto a professores de Educação Infantil e Anos Iniciais. Ressalta-se que o presente estudo buscou subsídios nas percepções de 40 professores da região central do Estado do Rio Grande do Sul/BRA que participaram inicialmente de uma formação continuada e, mediante interesse deles, foram traçadas estratégias de assessoramento para a continuidade das atividades durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que organizou os dados a partir de questionários impressos e no Google Forms, analisando o conteúdo dos depoimentos dos professores conforme Bardin (2011). Como resultados destacam-se as contribuições dos recursos digitais para articular estratégias de ensino, com reflexões sobre o medo, o uso da literatura infantil e o brincar.

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Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Doutor em Ensino

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento

Manoel Maria Silva Negrão, Governo do Estado do Amapá

Especialista em Gestão Escolar

 

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Publicado

14.02.2022

Como Citar

NEUENFELDT, Adriano Edo; NEUENFELDT, Derli Juliano; NEGRÃO, Manoel Maria Silva. Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20639, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20639. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20639. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos