Universidade Popular Comunitária: a construção dos conhecimentos por meio das experiências simbólicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.19645Palavras-chave:
universidade popular comunitária, educação de jovens e adultos, simbolismo, fenomenologiaResumo
A Educação de Jovens (EJA) e Adultos é formada, em sua maioria, por estudantes excluídos(as) do sistema educacional. Estes buscam uma educação que garanta o seu direito de aprender a aprender. A Universidade Popular Comunitária (UPC) surgiu para ser essa outra oferta educacional. Por meio das experiências simbólicas dos(as) estudantes e da comunidade, a UPC buscou construir um projeto inovador para a educação de jovens e adultos(as) da periferia cuiabana. Diante desse cenário, este artigo tem como objetivo abordar sobre algumas dessas experiências, mediante pesquisas bibliográficas, documentos oficiais, rodas de conversa e estudos apresentados na dissertação de mestrado desta autora, desenvolvida no período de 2019 e 2020. Os resultados indicaram que os trabalhos com os relatos de vida dos(as) estudantes contribuíram para melhorar o aprendizado deles, além da elevação da autoestima e criticidade desse público.
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