As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21562

Palavras-chave:

brincadeira, brinquedo de programar, educação infantil, pensamento computacional

Resumo

Brinquedos de programar são brinquedos que podem executar sequências de instruções definidas por crianças e possibilitam trabalhar conceitos de lógica e matemática de forma lúdica. O objeto desta pesquisa é a identificação das aprendizagens desenvolvidas por crianças de 5 e 6 anos de uma escola de educação infantil ao usarem um brinquedo de programar. Trata-se de uma pesquisa empírica, parte de uma dissertação de mestrado em Educação, de abordagem qualitativa, que realizou uma observação participante sistematizada a partir de um conjunto de critérios pré-definidos e utilizou a filmagem como forma de registro. O principal referencial teórico utilizado foi o construcionismo de Papert (2008), tanto nas práticas desenvolvidas, quanto na análise dos registros. A conclusão da pesquisa indica que o brinquedo de programar utilizado integrou-se facilmente às atividades da Educação Infantil, proporcionando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas e ao pensamento computacional.

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Biografia do Autor

Paula Linhares Angerami, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Doutora em Educação

 

Andre Luis Alice Raabe, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Doutor em Informática da Educação

 

Tatiane Ap. Martins do Rosário, Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú- SME

Mestre em Educação

                                             

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Publicado

06.05.2022

Como Citar

ANGERAMI, Paula Linhares; RAABE, Andre Luis Alice; ROSÁRIO, Tatiane Ap. Martins do. As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21562, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21562. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21562. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”