As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar

Paula Linhares Angerami, Andre Luis Alice Raabe, Tatiane Ap. Martins do Rosário

Resumo


Brinquedos de programar são brinquedos que podem executar sequências de instruções definidas por crianças e possibilitam trabalhar conceitos de lógica e matemática de forma lúdica. O objeto desta pesquisa é a identificação das aprendizagens desenvolvidas por crianças de 5 e 6 anos de uma escola de educação infantil ao usarem um brinquedo de programar. Trata-se de uma pesquisa empírica, parte de uma dissertação de mestrado em Educação, de abordagem qualitativa, que realizou uma observação participante sistematizada a partir de um conjunto de critérios pré-definidos e utilizou a filmagem como forma de registro. O principal referencial teórico utilizado foi o construcionismo de Papert (2008), tanto nas práticas desenvolvidas, quanto na análise dos registros. A conclusão da pesquisa indica que o brinquedo de programar utilizado integrou-se facilmente às atividades da Educação Infantil, proporcionando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas e ao pensamento computacional.


Palavras-chave


brincadeira; brinquedo de programar; educação infantil; pensamento computacional

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DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21562

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