A robótica e o pensamento computacional na educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos
DOI:
https://doi.org/10.5585/40.2022.21524Palavras-chave:
ensino híbrido, pensamento computacional, aprendizagem criativa, robótica.Resumo
Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de aplicação prática na educação básica, sendo sua proposta metodológica a avaliação da aprendizagem no decorrer da realização de aulas/oficinas, de modo que os alunos tanto desenvolvem conhecimentos conceituais como praticam na criação de robôs, por meio de atividades práticas e em concordância com o currículo escolar, adquirindo conhecimentos da evolução das tecnologias e os fundamentos da robótica sustentável de baixo custo ou com sucatas, conceitos de programação básica e a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, atrelados aos conceitos da disciplina de matemática. Como principais resultados, apresenta-se uma sistematização para a autoaprendizagem e autoavaliação dos alunos em todo o processo de ensino e aprendizagem, fundamentada na teoria do Pensamento Computacional e na Aprendizagem Criativa.
Downloads
Referências
ALCANCE ENGENHARIA Mulheres na Engenharia: uma história de luta, desafios e superação. Disponível em: https://alcancejr.com.br/mulheres-na-engenharia/ Acesso em: 31 agosto de 2021.
ANATEL - Fundo de universalização dos serviços de telecomunicações. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/Portal/ Acesso em: 18 março 2021.
AUSUBEL, David Paul, Adquisicion y Retencion del Conocimiento. Una perspectiva cognitiva, Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S.A., 2002.
AUSUBEL, David Paul, Psicología Educacional Un punto de vista cognoscitivo, México: Editorial Trillos, 1978.
BACICH, Lilian et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 10 mar 2021.
BRENNER KASAI, Regina Célia. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM PROJETO VIVIDO. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-170, jul. 2000. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3289. Acesso em: 30 ago. 2021. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i2.3289.
BURD, Leo. Desenvolvimento de Software para Atividades Educacionais. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. 1999. 241 fls.
CIEB – CENTRO DE INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – Disponível em: https://curriculo.cieb.net.br/medio Acesso em: 22 março 2021.
ENGENHARIA 360. Saiba como as mulheres conquistaram a engenharia. Disponível em: https://engenharia360.com/saiba-como-as-mulheres-conquistaram-a-engenharia/ Acesso em: 31 agosto 2021.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO Programação na quebrada: todo mundo pode programar. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/ Acesso em: 22 março 2021.
HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: Como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.
INSTITUTO AYRTON SENNA Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/ Acesso em; 23 março 2021.
MIRANDA Rozania Viana; MORET, Artur de Sousa; SILVA, Jeferson Cardoso da; SIMÃO, Berenice Perpetua. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. Em Foco Revista científica de educação a distância. V10, e913. São Paulo. 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i913
MOREIRA, Marco Antonio Moreira, Linguagem e Aprendizagem Significativa. Instituto de Física da UFRGS. In II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, Belo Horizonte, MG, Brasil, 16 a 18 de julho de 2003.
ONU Mulheres representam apenas 28% dos graduados em engenharia. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/111497-mulheres-representam-apenas-28-dos-graduados-em-engenharia Acesso em: 31 agosto 2021.
RBAC - Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Espiral da Aprendizagem Criativa. Disponível em: https://www.aprendizagemcriativa.org/pt-br/sobre-aprendizagem-criativa Acesso em: 17 março 2021.
RUSSELL, M. K., & AIRASIAN, P. W. Avaliação em Sala de Aula: Conceitos e Aplicações. São Paulo: AMGH Editora. 2014.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Tecnologias para Aprendizagem. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
SCRATCH. Disponível em http://scratch.mit.edu Acesso em: 17 março 2021.
SOARES. M. SILVA, D. C.; TEIXEIRA, C. S. O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo: pensamos, logo existimos. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, 2021 – n° 11, Vol. 9 ISSN 2318-4051
TELEFÔNICA. Eu, Robô! [Livro eletrônico] Robótica sustentável de baixo custo. Organização Fundação Telefônica Vivo. -- 1. ed. -- São Paulo: Instituto Conhecimento para Todos – IK4T, 2021. --(Coleção de Tecnologias Digitais; 6)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dialogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 942
- PDF 1071