Pandemia e merenda escolar: silenciamentos, dissimulações e efeitos de sentido nas normas de distribuição dos kits de alimentação nas escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20505

Palavras-chave:

análise do discurso, merenda escolar, kit de alimentação escolar, programa nacional de alimentação escolar, políticas públicas da educação

Resumo

O presente artigo traz uma investigação analítico-discursiva da Lei 13.987/2020, da Resolução 02/2020 FNDE[1] e da Cartilha de orientação do PNAE[2], normatizações da União destinadas ao controle, orientação e distribuição da merenda durante o período pandêmico da COVID-19, através de kits escolares. Fundamentados na Análise do Discurso fundada e desenvolvida por Michel Pêcheux (2009), e nas investigações de Orlandi (2007, a; 2007,b), Florêncio et al. (2009), dentre outros, realizamos análises dessas legislações, desvelando efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas carregados de silenciamentos e dissimulações das responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.

[1] Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

[2] Programa Nacional de Alimentação Escolar.

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Biografia do Autor

Gabriela Alves de Arruda, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutoranda em Educação

Dennys Dikson, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE

Doutor em Letras e Linguística

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Publicado

10.01.2022

Como Citar

ARRUDA, Gabriela Alves de; DIKSON, Dennys. Pandemia e merenda escolar: silenciamentos, dissimulações e efeitos de sentido nas normas de distribuição dos kits de alimentação nas escolas públicas. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20505, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20505. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20505. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos