A metodologia ativa Peer Instruction e o uso do aplicativo Socrative: relato de experiência no curso técnico de marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21343

Palavras-chave:

active methodology, peer instruction, Socrative

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de uso da metodologia Peer Instruction aliada ao aplicativo Socrative na aprendizagem de estudantes no curso técnico de Marketing. A abordagem de pesquisa foi qualitativa e contou com a participação de 30 trinta estudantes e um professor da disciplina Estratégias de Marketing, do curso de Marketing de uma escola de ensino técnico de Presidente Prudente - SP. Os dados foram obtidos pelos relatórios dos questionários aplicados, utilizando o software Socrative e observação da interação entre os pares. Concluiu-se que o Socrative é uma importante ferramenta para auxílio na aplicação de concept tests (testes conceituais), tornando a aplicação da metodologia ativa peer instruction mais eficaz no que se refere ao tempo de feedback e uma aprendizagem ativa e colaborativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Fernando da Silva, Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE

Mestre em Educação

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- UEMS

Doutora em Educação

 

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE

Doutora em Educação

 

Referências

ASSIS, P. S. de; SILVA, F. M. F. M. da. Educação e tecnologias móveis: um caminho para a sabedoria digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 4., ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4., 2018, São Carlos. Anais eletrônicos [...]. São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/694/225. Acesso em: 29 set. 2018.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CHICON, P.; QUARESMA, C.; GARCÊS, S. Aplicação do Método de ensino Peer Instruction para o Ensino de Lógica de Programação com acadêmicos do Curso de Ciência da Computação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL, 5., 2018, Passo Fundo. Anais eletrônicos [...]. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passos Fundo, 2018. Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/senid/2018-artigos-completos/179081.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.

DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua TIC 2016: 94,2% das pessoas que utilizaram a Internet o fizeram para trocar mensagens. Rio de Janeiro, 2016. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD). Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-que-utilizaram-a-internet-o-fizeram-para-trocar-mensagens. Acesso em: 11 out. 2018.

MAZUR, E. Peer-instruction: A User’s Manual. Harlow, Essex: Pearson Education, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

UNESCO. Diretrizes de políticas da Unesco para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

VETTORI, M. Atenção e Aprendizagem: a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básica. 2018. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

Downloads

Publicado

17.03.2022

Como Citar

SILVA, Davi Fernando da; GITAHY, Raquel Rosan Christino; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A metodologia ativa Peer Instruction e o uso do aplicativo Socrative: relato de experiência no curso técnico de marketing. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21343, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21343. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21343. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”