Tecnologias digitais na formação de professores: a cibercultura nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura das universidades federais do sul gaúcho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20913

Palavras-chave:

cibercultura, formação inicial docente, projetos pedagógicos de cursos, tecnologias digitais

Resumo

Este artigo procura identificar as manifestações da cibercultura nas ementas e componentes curriculares dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de licenciatura das universidades federais do sul gaúcho. A problematização envolve perceber se os PPCs preveem estudos/práticas sobre apropriação de tecnologias digitais na formação inicial de professores. A pesquisa foi realizada através da análise dos PPCs de três instituições localizadas no sul gaúcho, buscando descritores relacionados à cibercultura nos documentos, com ênfase nas matrizes curriculares e ementários, configurando uma pesquisa documental. A análise dos dados apresenta ideias sintéticas em relação às tecnologias nos documentos analisados. Os cursos, em sua maioria, apresentam componentes curriculares sobre as tecnologias digitais, mas a forma como são mencionadas nos conteúdos mostra uma perspectiva instrumental e reducionista, indicando um distanciamento entre o cenário contemporâneo e a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Grazielle de Souza Brandão, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Graduada em Pedagogia

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutora em Educação

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Publicado

10.06.2022

Como Citar

DE SOUZA BRANDÃO, Grazielle; BRANDÃO MACHADO, Juliana. Tecnologias digitais na formação de professores: a cibercultura nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura das universidades federais do sul gaúcho. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20913, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20913. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20913. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos