Igualdade de gênero: uma análise dos documentos norteadores da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22437

Palavras-chave:

gênero, currículo, igualdade

Resumo

Este artigo visa discutir a igualdade de gênero a partir dos documentos norteadores da educação, ocupando-se ainda do apanhado histórico dos diferentes conceitos que o termo gênero recebeu no decorrer dos anos e os efeitos práticos dessas desigualdades. A relevância da temática está atrelada ao potencial transformador da educação formal paralelo ao caráter deliberativo que suas propostas pedagógicas se alicerçam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estabelecida numa bibliográfica descritiva. Dentre as constatações foi possível observar que há uma postura androcêntrica utilizada nos documentos oficiais, bem como, uma neutralidade que influência a tomada de decisões das escolas, também, identificamos uma interferência causada por correntes conservadoras na formulação de políticas públicas e o uso indevido do verbo “tolerar”.

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Biografia do Autor

Hayane Cristina da Silva Paludo, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO

Graduação em Pedagogia


Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Pós doutora em Educação

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

PALUDO, Hayane Cristina da Silva; RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. Igualdade de gênero: uma análise dos documentos norteadores da educação. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22437, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22437. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”