Bologna, o contexto local e as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora para as crianças

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DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.24476

Palavras-chave:

Cidade Educadora; participação democrática; Bologna; participação das crianças; direito à cidade

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar aspectos da experiência histórica, social e educadora da cidade de Bologna, da Região da Emilia-Romagna, na Itália. A partir do resgate de sua história e de sua organização que privilegiou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, a participação democrática e uma gestão descentralizada, a proposta de Cidade Educadora é apresentada. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com análise documental e revisão teórica. A conclusão é de que o contexto social da cidade é propício para discussão democrática e influencia as discussões sobre sua definição como Cidade Educadora, com projetos e eventos em redes de formação educacional, cultural e social. Ao se reconhecer como Cidade Educadora, ela reafirma sua tradição como local de participação social, importante para pensar o espaço urbano para as crianças e as possibilidades de participação efetiva nas discussões dos temas que as afetam em seu cotidiano.

 

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação    

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Publicado

07.03.2024

Como Citar

CORREIA, Maria Aparecida Antero. Bologna, o contexto local e as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora para as crianças . Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e24476, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.24476. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24476. Acesso em: 14 jul. 2024.

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Artigos