Bologna, o contexto local e as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora para as crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.24476

Palabras clave:

Cidade Educadora; participação democrática; Bologna; participação das crianças; direito à cidade

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar aspectos da experiência histórica, social e educadora da cidade de Bologna, da Região da Emilia-Romagna, na Itália. A partir do resgate de sua história e de sua organização que privilegiou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, a participação democrática e uma gestão descentralizada, a proposta de Cidade Educadora é apresentada. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com análise documental e revisão teórica. A conclusão é de que o contexto social da cidade é propício para discussão democrática e influencia as discussões sobre sua definição como Cidade Educadora, com projetos e eventos em redes de formação educacional, cultural e social. Ao se reconhecer como Cidade Educadora, ela reafirma sua tradição como local de participação social, importante para pensar o espaço urbano para as crianças e as possibilidades de participação efetiva nas discussões dos temas que as afetam em seu cotidiano.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação    

Citas

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS. Carta das Cidades Educadoras. 2020. Disponível em: https://www.edcities.org/pt/carta-das-cidades-educadoras/ Acesso em: 26 mar. 2023.

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS. Lista das cidades associadas. 2023. Disponível em: https://www.edcities.org/pt/lista-das-cidades-associadas/. Acesso em 26 mar. 2023.

BERNARDINIS, Silvia. O programa econômico dos comunistas na Itália nos governos de unidade nacional (1943-1947). 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca. Presentazione. In: CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca (org.). La strada maestra. Tracce di storia delle scuole comunali dell’infanzia nei Comuni capoluogo dell’Emilia-Romagna. Zeroseiup, 2018.

COELHO, Luciano Silveira; CAMPOS, Túlio; RIBEIRO, Sheylazarth Presciliana; CRUZ, Éder Fernando Souza. Belo Horizonte, uma cidade educadora(?): uma análise das ações e políticas públicas voltadas para a infância. Desidades, [S. l.], n. 30, ano 9, maio/ago. 2021.

COMUNE DI BOLOGNA. Bologna Cittá Educativa. Progetto formazione. 2008. Disponível em:http://informa.comune.bologna.it/iperbole/media/files/progetto_bologna_citt_educativa.pdf Acesso em: 26 mar. 2023.

COMUNE DI BOLOGNA. Bologna Città educativa 18/30 novembre. 2021. Disponível em: http://informa.comune.bologna.it/iperbole/media/files/locandina_2021.pdf Acesso em: 30 abr. 2023.

COMUNE DI BOLOGNA. Bologna città delle bambine e dei bambini. 2022. Disponível em: http://informa.comune.bologna.it/iperbole/media/files/locandina_bolognacittaeducativa.pdf Acesso em: 30 abr. 2023.

COMUNE DI BOLOGNA. La politica del decentramento. 2023a. Disponível em: http://www.comune.bologna.it/storiaamministrativa/stories/detail/40258 Acesso em 07 maio 2023.

COMUNE DI BOLOGNA. Bilancio partecipativo. 2023b. Disponível em: https://www.comune.bologna.it/partecipa/bilancio-partecipativo Acesso em: 7 maio 2023.

COMUNE DI BOLOGNA. Il Progetto Bologna Citta Educativa. 2023c. Disponivel em: http://informa.comune.bologna.it/iperbole/media/files/progetto_bologna_citt_educativa.pdf Acesso em: 26 mar. 2023.

CORRADI, Anna P.; MANINI, Milena; MARCHESI, Franca; VASSURI, Paola. Da scuola materna a scuola dell’infanzia. Scuola e società all’origine del cambiamento. In: CAMPIONI, Lorenzo; MARCHESI, Franca (org.). La strada maestra. Tracce di storia delle scuole comunali dell’infanzia nei comuni capoluogo dell’Emilia-Romagna. Bologna: Zeroseiup, 2018.

CORREIA, Maria Aparecida Antero. A educação da criança pequena na região da Emilia-Romagna na Itália: um estudo sobre organização, gestão e financiamento. 2021. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

D’ARRIGO. Angela. L’alleanza delle città educative: 17 centri italiani si riscoprono (in rete). Corriere della Sera. 21 jan. 2018. Disponível em: https://www.corriere.it/buone-notizie/18_gennaio_21/alleanza-citta-educative-17-centri-italiani-si-riscoprono-rete-613ad030-fed0-11e7-8f20-c3835ef8a905.shtml Acesso em: 30 abr. 2023.

FERRI, Gian Carlo. L’economia. In: CANTELLI, Franca; GUGLIELMI, Giuseppe. L’Emilia-Romagn. Milão: TETI, 1974.

FOSCHI, Ilaria. La scelta di Bologna: i quartieri, culle di welfare. Secondo Welfare. 20 jan. 2018. Disponível em: https://www.secondowelfare.it/governi-locali/enti-locali/la-scelta-di-bologna-i-quartieri-culle-di-welfare/ Acesso em: 5 maio 2023.

GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos Cenpec, [S. l.], n. 1, p. 133-139, 2006.

ISTITUTO CATTANEO. Le chiamavano “regione rosse”. 2018. Disponível em: http://www.cattaneo.org/wp-content/uploads/2018/03/Analisi-Istituto-Cattaneo-Elezioni-Politiche-2018-Regioni-rosse-6-marzo-2018.pdf Acesso em: 4 jun. 2018.

ITALIA. Lei n.º 285, de 28 de agosto de 1997. Disposizioni per la promozione di diritti e di opportunita' per l'infanzia e l'adolescenza. Gazzetta Ufficiale. Disponível em: https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/1997/09/05/097G0322/sg Acesso em: 7 maio 2023.

MACIEL, Maria Lucia. Milagre italiano: caos, crise e criatividade. Brasília: Paralelo 15: Relume Dumará, 1996.

MATOS, Vera Margarida Coimbra. 3D: Ditadura, Democracia e Diplomacia. As relações luso-italianas nos anos 60 e 70 do século XX. Estudos do Século XX, Coimbra, n. 17, p. 200-216, 2017.

MORAES, Salete Campos. Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? Educar, Curitiba, n. 35, p. 165-179, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000300013

MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 417-436, jul./set. 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300007

NERI, Stefano. I servizi per l’infanzia comunali nella crisi e il caso del Comune di Bologna. Secondo Welfare. 23 nov. 2015. Disponível em: https://www.secondowelfare.it/rapporti/2r2w/capitolo-7.html Acesso em: 6 fev. 2021.

POZO, Juan Manuel. O conceito de «cidade educadora», hoje. In: Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras. Torres Novas: [S. n.], 2013. p. 23-34.

PUTNAM, Robert. D. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália Moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.

TAGLIATI, Claudia. La città educativa e le nuove tecnologie. L’integrazione scuola-territorio nella società della comunicazione. 2008. 229 f. Tese (Doutorato di ricerca) – Dipartamento di scienze dell’educacione G. B. Bertin, Università degli studi di Bologna, Bologna, 2008.

TONUCCI, Francesco. A criança como paradigma de uma cidade para todos. Educação e território. 2016. Disponível em: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/francesco-tonucci-a-crianca-como-paradigma-de-uma-cidade-para-todos / Acesso em: 5 maio 2023.

TONUCCI, Francesco. O direito de brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020.

TREVISAN, Gabriela de Pina; BENTO, Gabriela; CARVALHO, Mariana; SILVA, Cidália F.; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, espaço público e participação: a abordagem do território de aprendizagem. In: GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Clariston I.; SEIXAS, Eunice C.; TOMÁS, Catarina (org.). O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 35-58.

VICENTE, Paula Martins. Novos olhares. Uma leitura da cidade por suas crianças. 2018. 268 f. Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) ‒ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

CORREIA, Maria Aparecida Antero. Bologna, o contexto local e as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora para as crianças . Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e24476, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.24476. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24476. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos