n. 48 (2024): Fluxo contínuo

Dossiê "Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática"

n. 48, jan./abr. 2024

Publicado: 26.02.2024

Editorial

  • Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Patrícia Aparecida Bioto
    e26563
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26563

Entrevista

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática

  • A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico discussões e perspectivas futuras

    Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e26231
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26231
  • Formação continuada de docentes nos Institutos Federais a produção científica da Pós-Graduação brasileira (2018-2022)

    Letícia da Mota Monteiro, Andreza Maria de Lima
    e26214
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26214
  • Drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores um estudo de caso em Dourados/MS

    Ariane Guerra Barros, Vanessa Lopes Ribeiro
    e26224
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26224
  • A formação inicial de professores no Programa Residência Pedagógica

    Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
    e26227
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26227
  • Representações sociais de alunos autistas por professores contribuições para o desenvolvimento profissional e as práticas em Salas de Recursos Multifuncionais

    Priscila Caseiro de Oliveira, Rita de Cássia Pereira Lima
    e26229
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26229
  • Impactos do percurso formativo em mestrados profissionais em Educação no desenvolvimento profissional de suas autoras

    Patricia Aparecida Bioto
    e26236
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26236
  • A supervisão pedagógica na formação de profissionais contributos para a alteração das práticas formativas

    Fernanda Andrade Lopes, Susana Henriques
    e26244
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26244
  • Uso do Peer Instruction por residentes em Química no ensino de radioatividade na Educação Básica percepção dos estudantes

    Andressa Algayer da Silva Moretti, Márcia Camilo Figueiredo, Alessandra Dutra
    e26259
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26259
  • Experiência docente e a relação com o saber aulas remotas em foco

    Ana Paula Ferreira da Silva
    e26270
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26270
  • Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica desafios e possibilidades

    Julliano Cruz de Oliveira, Luciana Lima Fernandes, Sonia Maria Soares de Oliveira
    e26262
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26262
  • Relações de trabalho – Repercussões na aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Matemática em fase introdutória de carreira

    Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Elcimar Simão Martins
    e26230
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26230
  • Professoras iniciantes que ensinam Matemática e os aspectos determinantes de seu desenvolvimento profissional

    Andressa Florcena Gama da Costa, Maria Raquel Miotto Morelatti
    e26226
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26226

Artigos

  • O papel da família e das instituições no processo educativo de alunos com necessidades especiais

    Marcelo Henrique de Mello, Maria Isabel Cristina Batista Mayrink, Marli do Carmo Cupertino
    e24798
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24798
  • Gestão e avaliação do desempenho docente no período de estágio probatório um estudo sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Ana Paula de Oliveira Gonçalves, Paulo Roberto Prado Constantino
    e24499
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24499
  • Gestão de moradias universitárias públicas brasileiras e a promoção do bem-estar estudantil

    Patrícia Azaña Rezende Pereira, Elisa Maria Barbosa de Amorim Ribeiro, Letícia Caroline Cardoso Fonseca
    e25014
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25014
  • As produções sobre a avaliação da aprendizagem das crianças em processo de alfabetização no ensino remoto emergencial

    Caroline Braga Michel, Verônica Amorim Saraiva
    e25144
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25144
  • Avaliação dialógica em contexto de emancipação e retroalimentação do ensino e da aprendizagem de Biologia na Educação de jovens e adultos

    André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti, Ivo Dickmann
    e25141
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25141
  • Notas históricas sobre a trajetória educacional de Leolinda de Figueiredo Daltro (1880- 1920)

    José Rubens Lima Jardilino, Victor Augusto de Deus Barbosa
    e25140
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25140
  • Discutindo o ensino por investigação e os modelos didáticos na formação inicial de professores de biologia

    Carlos Henrique da Cruz Santos, Andréa Pereira Silveira
    e25053
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25053
  • Análise documental de um programa de extensão “Educa Pontal” uma parceria universidade/sistema de educação básica

    Enio Magro, Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Adilson Eduardo Guelfi
    e20643
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.20643
  • Gestão e trabalho pedagógico durante a pandemia de Covid-19 experiências de escolas públicas do Distrito Federal

    Ana Sheila Fernandes Costa, Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva
    e24655
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24655
  • Saberes e o trabalho docente diferenças e diversidades na Educação profissional e tecnológica

    Rosália Maria Netto Prados, Íris Renata de Carvalho Rosas
    e24542
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24542
  • Cidade e Educação da distopia histórica aos desafios da utopia

    Marcio Tascheto da Silva, Jaqueline Moll
    e24481
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24481
  • Bologna, o contexto local e as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora para as crianças

    Maria Aparecida Antero Correia
    e24476
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24476
  • O ódio como um vetor de subjetivação considerações teóricas sobre os discursos de ódio nas redes sociais digitais

    Elton André Silva de Castro
    e24474
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24474
  • Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras

    Claudia Valin dos Santos, Tharcila de Abreu Almeida, Antônio Carlos de Abreu Mól
    e24383
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24383
  • As relações de poder, o discurso dialógico e o saber escutar no estágio curricular supervisionado

    Luciana Caixeta Barboza, Marinalva Vieira Barbosa, Martha Maria Prata-Linhares
    e24326
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.24326
  • Pedagogia psicodramática humanismo e inovação no ensino e na aprendizagem

    José Lucas Martins, Luís Fernando Lopes
    e23926
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.23926

Resenhas

  • Resenha LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018

    Fernanda Aparecida dos Santos Carregari, José Eustáquio Romão
    e25572
    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.25572