Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26262

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; docência; formação de professores

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir sobre as práticas de formação pedagógica, tanto complementar quanto continuada, ofertadas para docentes não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Parte-se da premissa de que a docência para a referida modalidade de ensino requer uma formação pedagógica, o que não é oferecido pelos cursos de bacharelado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina uma revisão bibliográfica e análise documental, incluindo legislação específica sobre a docência na EPT, Projetos Pedagógicos de Cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional. As análises desse texto encontram-se sustentadas, entre outros, nos estudos de Machado (2011), Pimenta e Anastasiou (2014) e Tardif (2014). Como resultado foi possível inferir que a instituição precisa incorporar uma proposta permanente de formação pedagógica para seus docentes, pois isso contribui significativamente para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento institucional.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julliano Cruz de Oliveira, Instituto Federal do Ceará – Campus Morada Nova – IFCE

Mestre em Teologia

 

Luciana Lima Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza – SME

Doutora em Educação

 

Sonia Maria Soares de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE

Mestre em Educação

 

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 18 nov. 2017.

CARVALHO, O. F. DE.; SOUZA, F. H. DE M. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 883–908, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/jNK4nYMCCKvZQLRT3kW3Qfm/?lang=pt#. Acesso em 29 fev. 2024.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et. al. Didática e docência - aprendendo a profissão. 4 ed. Brasília: Líber Livro, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro│São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IFCE. Catálogo de Objetivos, Indicadores e Metas do Quinquênio 2019-2023. 2019. Disponível em: https://ifce.edu.br/proap/pdi/menu/documentos/catalogodeobjetivosajustadoemabril_2022.pdf. Acesso em 10 dez. 2023.

IFCE. EDITAL Nº 3/2019 PROEN/REITORIA-IFCE. 2019. Disponível em: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/pos-graduacao/especializacao/EditaldeseleodecursistasparaaEspecializaoemEPCT.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

IFCE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023: Instituto Federal do Ceará. 2018. Disponível em: https://pdi.ifce.edu.br/pdf/pdi_ifce_2019_2023.pdf. Acesso em 10 dez. 2023.

IFCE. Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Fortaleza, 2015. Disponível em: https://ifce.edu.br/instituto/documentos-institucionais/resolucoes/2015/007-2015-cria-o-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-formacao-pedagogica-para-docencia-na-ept.pdf. Acesso em: 29 maio 2018.

IFCE. Projeto Pedagógico do curso de Especialização em Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos Níveis Básico e Técnico. Aprovado pela Resolução CONSUP n° 010, de 07 de maio de 2013. Disponível em: https://ifce.edu.br/instituto/documentos-institucionais/resolucoes/2013/010-aprova-ppc-da-especializacao-em-docencia-na-educacao-profissional.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

IFCE. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância. 2013. Disponível em: https://ifce.edu.br/instituto/documentos-institucionais/resolucoes/2013/019-aprova-ppc-especializacao-em-educacao-profissional-integrada.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

IFCE. Projeto político-pedagógico institucional/ Instituto Federal do Ceará. – Fortaleza: 2018. 152 p. Disponível em: https://ifce.edu.br/PPI.pdf. Acesso em 03 mar. 2024

MACHADO, Lucilia Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e

PROEJA. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 32, n. 116, p.689-704, set. 2011. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005. Acesso em: 27 maio 2018.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: (Org.). Docência na universidade. Campinas-SP: Papirus, 1998. p. 926.

MINAYO, M. C. S. (Org.); DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O. GOMES. R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA. Julliano Cruz de. Contribuições da formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica. Dissertação de Mestrado. São Leopoldo: Faculdades EST. Mestrado em Teologia, 2018. 85 p. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/bitstream/BR-SlFE/908/1/oliveira_jc_tmp599.pdf. Acesso em: 04 fev. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Caetana Juracy Resende. Institutos Federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&Itemid=30192. Acesso em: 15 nov. 2017.

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. As políticas públicas educacionais na formação de professores: avanços e recuos. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 133–151, 2017. DOI: 10.5585/dialogia. N 25.6553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6553. Acesso em: 4 mar. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad Editora.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileusa Fernandes. (2020). Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 580-607, abr/jun, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v20n65/1981-416X-rde-20-65-580.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.

Downloads

Publicado

24.04.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Julliano Cruz de; FERNANDES, Luciana Lima; OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de. Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26262, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26262. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26262. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática