Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5585/48.2024.26262Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; docência; formação de professoresResumo
Este estudo tem como objetivo discutir sobre as práticas de formação pedagógica, tanto complementar quanto continuada, ofertadas para docentes não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Parte-se da premissa de que a docência para a referida modalidade de ensino requer uma formação pedagógica, o que não é oferecido pelos cursos de bacharelado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina uma revisão bibliográfica e análise documental, incluindo legislação específica sobre a docência na EPT, Projetos Pedagógicos de Cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional. As análises desse texto encontram-se sustentadas, entre outros, nos estudos de Machado (2011), Pimenta e Anastasiou (2014) e Tardif (2014). Como resultado foi possível inferir que a instituição precisa incorporar uma proposta permanente de formação pedagógica para seus docentes, pois isso contribui significativamente para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento institucional.
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