Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26262

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; docência; formação de professores

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir sobre as práticas de formação pedagógica, tanto complementar quanto continuada, ofertadas para docentes não licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Parte-se da premissa de que a docência para a referida modalidade de ensino requer uma formação pedagógica, o que não é oferecido pelos cursos de bacharelado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina uma revisão bibliográfica e análise documental, incluindo legislação específica sobre a docência na EPT, Projetos Pedagógicos de Cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional. As análises desse texto encontram-se sustentadas, entre outros, nos estudos de Machado (2011), Pimenta e Anastasiou (2014) e Tardif (2014). Como resultado foi possível inferir que a instituição precisa incorporar uma proposta permanente de formação pedagógica para seus docentes, pois isso contribui significativamente para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento institucional.

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Biografia do Autor

Julliano Cruz de Oliveira, Instituto Federal do Ceará – Campus Morada Nova – IFCE

Mestre em Teologia

 

Luciana Lima Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza – SME

Doutora em Educação

 

Sonia Maria Soares de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE

Mestre em Educação

 

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Publicado

24.04.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Julliano Cruz de; FERNANDES, Luciana Lima; OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de. Formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26262, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26262. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26262. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática