As políticas públicas educacionais na formação de professores: avanços e recuos

Autores

  • Givanildo da Silva Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alex Vieira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6553

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais. Formação de Professores. Plano Nacional de Educação (2014-2024). DCNs.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores no cenário das políticas públicas educacionais com ênfase na análise do PNE (2014-2024), especificamente, as metas 15, 16, 17 e 18; e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - DCNs. A metodologia desenvolvida foi a partir da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Como resultado, foi possível refletir que o PNE (2014-2024) e as DCNs são instrumentos relevantes para a concretização de políticas de formação inicial e continuada para os professores, necessitando, portanto, de uma articulação dos diferentes entes da federação nesse favorável campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação (PPGE-UFPB). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Central, Mossoró, RN, Brasil.

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação (PPGE-UFPE). Integrante da linha de pesquisa de Gestão, Avaliação e Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-graduação da Educação da Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, AL – Brasil.

Downloads

Publicado

13.02.2017

Como Citar

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. As políticas públicas educacionais na formação de professores: avanços e recuos. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 133–151, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6553. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 555
  • PDF 1132