As políticas públicas educacionais na formação de professores: avanços e recuos
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6553Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais. Formação de Professores. Plano Nacional de Educação (2014-2024). DCNs.Resumo
O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores no cenário das políticas públicas educacionais com ênfase na análise do PNE (2014-2024), especificamente, as metas 15, 16, 17 e 18; e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica - DCNs. A metodologia desenvolvida foi a partir da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Como resultado, foi possível refletir que o PNE (2014-2024) e as DCNs são instrumentos relevantes para a concretização de políticas de formação inicial e continuada para os professores, necessitando, portanto, de uma articulação dos diferentes entes da federação nesse favorável campo da educação.