Avaliação dialógica em contexto de emancipação e retroalimentação do ensino e da aprendizagem de Biologia na Educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.25141

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem; avaliação dialógica; Biologia; Educação de jovens e adultos; emancipação

Resumo

A análise sobre avaliação da aprendizagem alinhada ao projeto de vida de cada sujeito nela envolvido, tem como objetivo entender a avaliação dialógica num contexto de emancipação e retroalimentação do ensino e das aprendizagens de Biologia na EJA. E como problema: seria possível desenvolver a prática avaliativa numa perspectiva dialógica, emancipatória e que possibilite retroalimentar o processo ensino aprendizagem na EJA a partir do componente de Biologia? Fundamentado na pedagogia crítica - com enfoque em Freire – e avaliação dialógica - de Romão -, estruturamos metodologicamente um estudo bibliográfico-reflexivo teórico. Destacamos a pedagogia freiriana para a transformação social, enfatizando a avaliação dialógica como facilitadora de aprendizagens entre educadores/as e educandos/as e enfatizamos a relação entre os temas geradores e a conexão da Biologia com experiências pessoais. Conclui-se que a abordagem dialógica, aliada à emancipação, apresenta potencial para promover aprendizagens transformadoras e inclusivas, destacando-se como estratégia efetiva na retroalimentação da aprendizagem de Biologia.

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Biografia do Autor

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Mestre em Educação

 

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Doutora em Educação

 

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó

Doutor em Educação

 

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Publicado

10.04.2024

Como Citar

SCHNEEBERGER, André Henrique; BENVENUTTI, Dilva Bertoldi; DICKMANN, Ivo. Avaliação dialógica em contexto de emancipação e retroalimentação do ensino e da aprendizagem de Biologia na Educação de jovens e adultos. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e25141, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.25141. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25141. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos