A formação inicial de professores no Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26227

Palavras-chave:

formação docente, prática pedagógica, programa residência pedagógica

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica - PRP para a formação inicial de professores. Para tanto, reflete sobre a organização e a estrutura do Programa e comunica os desdobramentos da aplicação de um instrumento de avaliação de hipóteses de escrita em uma turma do 1º ano, de uma das escolas parceiras do Subprojeto Residência Pedagógica do curso de Pedagogia - SRPP da UFPB/Campus I. A partir dessa ação, o SRPP identificou o nível de alfabetização no qual as crianças se encontravam: pré-silábico, silábico, silábico com valor sonoro e alfabético. De modo geral, os encontros formativos propiciados pelo PRP, a integração com a rotina escolar, os momentos de planejamento, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas no interior das escolas parceiras, corroboraram com a preparação dos residentes para o exercício da docência e a correlação entre a teoria e a prática.

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Biografia do Autor

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutorado em Educação

 

Referências

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Publicado

26.04.2024

Como Citar

FAHEINA, Evelyn Fernandes Azevedo. A formação inicial de professores no Programa Residência Pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26227, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26227. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26227. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática