Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.24383

Palavras-chave:

geometria; ensino fundamental; aprendizagem significativa; tecnologia digital

Resumo

Esta pesquisa propôs uma metodologia com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa do Teorema de Pitágoras por meio de uma Sequência Didática, englobando recursos digitais, tendo em vista a necessidade de estratégias de ensino deste teorema que possam proporcionar ao aluno a associação dos conceitos vistos em aula com o seu cotidiano. O estudo, de viés qualitativo, constituiu-se de pesquisa exploratória, mediante roda de conversa com docentes de Matemática. A seguir, realizou-se uma busca documental para elencar as habilidades na Base Nacional Comum Curricular e identificar a ferramenta digital mais utilizada pelos alunos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. A partir de então, uma Sequência Didática foi elaborada e avaliada por professores, que constataram que a metodologia proposta, permeada por tecnologias digitais, ao abordar de forma lúdica situações de aplicabilidade do Teorema de Pitágoras, relacionadas à acessibilidade, poderá tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa.

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Biografia do Autor

Claudia Valin dos Santos, Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação

 

Tharcila de Abreu Almeida, Fundação Municipal de Educação de Niterói – FME

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação

 

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário UniCarioca – UniCarioca Instituto de Engenharia Nuclear – IEN/CNEN  

Doutor em Engenharia Nuclear

COPPE Nuclear –UFRJ

 

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Publicado

26.02.2024

Como Citar

SANTOS, Claudia Valin dos; ALMEIDA, Tharcila de Abreu; MÓL, Antônio Carlos de Abreu. Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras . Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e24383, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.24383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24383. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos