Sequências didáticas no ensino de Matemática: uma investigação com professores de séries finais em relação ao tema Teorema de Pitágoras

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5530

Palavras-chave:

Formação continuada. Sequência de ensino. Prática profissional

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação com abordagem qualitativa que objetivou analisar as sequências didáticas construídas por cinco professores de Matemática que lecionam no município de Florianópolis, Santa Catarina acerca do tema Teorema de Pitágoras. A investigação está situada no campo da Educação Matemática e as sequências didáticas foram analisadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Para a análise definimos quatro aspectos a serem considerados nas sequências didáticas: (1) valorização aos conhecimentos prévios dos alunos; (2) uso de organizadores prévios; (3) consideração a diferenciação progressiva e reconciliação integrativa; e (4) tipo de avaliação. Com relação aos resultados obtidos, revelou-se nas sequências didáticas frequente momento para a identificação dos conhecimentos prévios, algumas inversões com relação aos aspectos estruturais, ausência de organizadores prévios e, na maioria, avaliações do tipo somativa.


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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Ponta Grossa, Paraná, PR – Brasil

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Publicado

02.10.2015

Como Citar

BRUM, Wanderley Pivatto. Sequências didáticas no ensino de Matemática: uma investigação com professores de séries finais em relação ao tema Teorema de Pitágoras. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 187–207, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5530. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5530. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos