Dialogia n. 22

(jul./dez. 2015)
Dossiê Temático:  Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas
Publicado: 31.03.2016

Editorial

  • Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas

    Rosemary Roggero, Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti
    9-16
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6221

Entrevista

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas

  • O conhecimento sensível na gestão da educação básica

    Silvia Sell Duarte Pillotto, Jane Mery Richter Voigt
    31-45
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6048
  • O Programa Dinheiro Direto na Escola e a gestão gerencial na Educação Básica

    Givanildo da Silva, Inalda Maria dos Santos
    47-67
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5935
  • Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea

    Tatiane Reginatto, Daiani Clesnei da Rosa, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel
    69-86
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051
  • Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul

    Nalú Farenzena, Caroline Cristiano Cardoso, Cleusa Conceição Terres Schuch
    87-101
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5981
  • O papel do diretor gerente: gerencialismo, treinamento e certificação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

    Nadia Bigarella, Andrêssa Gomes de Rezende Alves
    103-113
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6053
  • Gestão Escolar: formar o diretor a partir do professor?

    Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6078
  • Função e forma do provimento do (a) gestor (a) escolar: sentidos construídos nas escolas públicas

    Graziela Zambão Abdian, Ederson Pereira Andrade
    131-144
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6060
  • Educação Básica: contribuição universitária nas boas práticas de gestão escolar

    Alcione Müller, Paulo Fossatti
    145-158
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5970

Artigos

  • Reforma curricular de São Paulo e as regulações do trabalho docente

    Vânia Galindo Massabni
    161-172
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6068
  • As relações escolares em questão: um estudo sobre os contratos pedagógicos

    Thiago Valim Oliveira
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5145
  • Sequências didáticas no ensino de Matemática: uma investigação com professores de séries finais em relação ao tema Teorema de Pitágoras

    Wanderley Pivatto Brum
    187-207
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5530
  • Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental

    Michelle Francisco de Azevedo, Renata Cristina Geromel Meneghetti
    209-227
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5585
  • Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens

    Marcos Antônio Lorieri, Rodrigo Barboza dos Santos
    229-242
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5759
  • Programas de Mestrado Profissional em Educação e a intervenção na prática da ação

    Leandro Petarnella, Amélia Silveira
    243-262
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5600

Resenhas

Revista Completa

  • Dialogia nº22

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6430