Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens

Autores

  • Marcos Antônio Lorieri UNINOVE, São Paulo
  • Rodrigo Barboza dos Santos PPGE UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5759

Palavras-chave:

Criticidade. Pensamento crítico. Educação. Ensino de filosofia

Resumo

texto parte de afirmação, nem sempre aceita, de que o ensino de filosofia propicia o desenvolvimento da criticidade. Na verdade o que não é aceita é a firmação de que somente o ensino de filosofia contribui para este desenvolvimento.  Tem como objetivo tecer considerações sobre a posição de que, efetivamente certo ensino de filosofia auxilia no desenvolvimento da criticidade e apresentar argumentos a favor da contribuição do ensino de filosofia nesta direção, ainda que não seja sua exclusividade. Nesta direção traz entendimentos sobre filosofia, sobre ensino de filosofia, sobre pensamento crítico e criticidade, concluindo pela necessidade do desenvolvimento da criticidade nos estudantes de modo geral e pela possibilidade efetiva de o ensino de filosofia contribuir no desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Lorieri, UNINOVE, São Paulo

Rodrigo Barboza dos Santos, PPGE UNINOVE

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Doutorando pela Universidade Makenzie

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Publicado

06.11.2015

Como Citar

LORIERI, Marcos Antônio; DOS SANTOS, Rodrigo Barboza. Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 229–242, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5759. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5759. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos