Função e forma do provimento do (a) gestor (a) escolar: sentidos construídos nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6060Palavras-chave:
Função do (a) gestor (a) escolar. Gestão escolar democrática. Cotidiano escolarResumo
Tendo como objetivo analisar os sentidos construídos por gestores (as) de escolas públicas municipais sobre sua função, utilizamos respostas concedidas a entrevistas semi-estruturadas com oito gestores (as), sendo 4 eleitos (as), 1 concursada e 3 indicadas. Consideramos que uma teoria crítica precisa se constituir de forma a estabelecer novas relações entre teoria e prática, que fujam ao modelo prescritivo e, analisando os posicionamentos teóricos construídos, problematizamos algumas de suas assertivas a partir daquilo que constroem os sujeitos profissionais que estão na escola. Não foram encontradas diferenças significativas em relação aos sentidos construídos pelos (as) entrevistados (as). Diferentemente do que aponta a literatura da área, os (as) gestores (as) eleitos (as) não se referem a sim exercendo uma função política na escola e, como as gestoras concursadas e indicadas, apontam que são responsáveis por tudo, sendo o êxito da escola garantido ou não pelo bom desempenho de sua função.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.