Função e forma do provimento do (a) gestor (a) escolar: sentidos construídos nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6060Palavras-chave:
Função do (a) gestor (a) escolar. Gestão escolar democrática. Cotidiano escolarResumo
Tendo como objetivo analisar os sentidos construídos por gestores (as) de escolas públicas municipais sobre sua função, utilizamos respostas concedidas a entrevistas semi-estruturadas com oito gestores (as), sendo 4 eleitos (as), 1 concursada e 3 indicadas. Consideramos que uma teoria crítica precisa se constituir de forma a estabelecer novas relações entre teoria e prática, que fujam ao modelo prescritivo e, analisando os posicionamentos teóricos construídos, problematizamos algumas de suas assertivas a partir daquilo que constroem os sujeitos profissionais que estão na escola. Não foram encontradas diferenças significativas em relação aos sentidos construídos pelos (as) entrevistados (as). Diferentemente do que aponta a literatura da área, os (as) gestores (as) eleitos (as) não se referem a sim exercendo uma função política na escola e, como as gestoras concursadas e indicadas, apontam que são responsáveis por tudo, sendo o êxito da escola garantido ou não pelo bom desempenho de sua função.