Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Michelle Francisco de Azevedo UTFPR
  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5585

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Materiais Didáticos Manipuláveis, Educação Matemática, Resolução de Problemas.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a utilização de materiais didáticos manipuláveis(MDM) e resolução de problemas para alunos do quarto ano do ensino fundamental.  Neste artigo o enfoque é dado para o ensino de geometria, para tal elaboramos um conjunto de situações-problema sobre conteúdos de perímetro e área de polígonos para serem trabalhados através da utilização de um MDM denominado TQG. Tal material proporcionou o desenvolvimento de atividades diferenciadas nas quais os alunos puderam explorar e utilizar vários outros recursos e resolver as atividades de diferentes maneiras. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de investigação. Além das atividades, também foram aplicados um diagnóstico inicial e um final, bem como um questionário final. Foi possível perceber que esta aplicação favoreceu a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos focados; isso ressalta a importância do emprego de MDM e de abordagens alternativas neste nível de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Francisco de Azevedo, UTFPR

Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Bauru. Professora Substituta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio.

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Paulo

Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP/Brasil), São Carlos, SP - Brasil. Professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP - Brasil.

Downloads

Publicado

03.12.2015

Como Citar

AZEVEDO, Michelle Francisco de; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 209–227, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5585. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5585. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos