Materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino de conceitos geométricos no quarto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5585Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Materiais Didáticos Manipuláveis, Educação Matemática, Resolução de Problemas.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a utilização de materiais didáticos manipuláveis(MDM) e resolução de problemas para alunos do quarto ano do ensino fundamental. Neste artigo o enfoque é dado para o ensino de geometria, para tal elaboramos um conjunto de situações-problema sobre conteúdos de perímetro e área de polígonos para serem trabalhados através da utilização de um MDM denominado TQG. Tal material proporcionou o desenvolvimento de atividades diferenciadas nas quais os alunos puderam explorar e utilizar vários outros recursos e resolver as atividades de diferentes maneiras. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de investigação. Além das atividades, também foram aplicados um diagnóstico inicial e um final, bem como um questionário final. Foi possível perceber que esta aplicação favoreceu a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos focados; isso ressalta a importância do emprego de MDM e de abordagens alternativas neste nível de ensino.
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