Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea

Autores

  • Tatiane Reginatto
  • Daiani Clesnei da Rosa UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Univates/RS
  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Gestão Escolar, Educação Empreendedora, Direção Escolar.

Resumo

O ato de empreender é mais que apenas criar um negócio e vem sendo estudado e analisado em diferentes áreas, dentre elas a educação. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de identificar a compreensão de gestores escolares dos municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante e Colinas acerca do empreendedorismo na educação. Os dados foram coletados através de três suportes: questionários, constituição de um grupo focal e realização de um diário de campo. Após a análise dos dados, evidenciou-se que os sujeitos da pesquisa conhecem pouco sobre empreendedorismo e educação empreendedora, mas afirmam se utilizarem de seu potencial empreendedor em sua função de diretores escolares. Apesar de os diretores ainda creditarem o uso do empreendedorismo principalmente às aplicações financeiras da escola, foi possível identificar os caminhos que circundam um potencial gestor escolar empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Reginatto

Graduada em Pedagogia. Pós-Graduanda em Orientação e Supervisão Escolar. Professora da Rede Particular de Lajeado e coordenadora pedagógica de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Daiani Clesnei da Rosa, UNIVATES

Mestre em Educação. Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento. Professora vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário UNIVATES, Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Silvana Neumann Martins, Univates/RS

Doutora em Educação (PUCRS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates/RS)

 

 

Aline Diesel, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Letras. Bolsista Prosup/CAPES. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES, Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Downloads

Publicado

24.11.2015

Como Citar

REGINATTO, Tatiane; CLESNEI DA ROSA, Daiani; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline. Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 69–86, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6051. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas