Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea

Authors

  • Tatiane Reginatto
  • Daiani Clesnei da Rosa UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Univates/RS
  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051

Keywords:

Empreendedorismo. Gestão Escolar, Educação Empreendedora, Direção Escolar.

Abstract

O ato de empreender é mais que apenas criar um negócio e vem sendo estudado e analisado em diferentes áreas, dentre elas a educação. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de identificar a compreensão de gestores escolares dos municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante e Colinas acerca do empreendedorismo na educação. Os dados foram coletados através de três suportes: questionários, constituição de um grupo focal e realização de um diário de campo. Após a análise dos dados, evidenciou-se que os sujeitos da pesquisa conhecem pouco sobre empreendedorismo e educação empreendedora, mas afirmam se utilizarem de seu potencial empreendedor em sua função de diretores escolares. Apesar de os diretores ainda creditarem o uso do empreendedorismo principalmente às aplicações financeiras da escola, foi possível identificar os caminhos que circundam um potencial gestor escolar empreendedor.

Downloads

Author Biographies

Tatiane Reginatto

Graduada em Pedagogia. Pós-Graduanda em Orientação e Supervisão Escolar. Professora da Rede Particular de Lajeado e coordenadora pedagógica de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Daiani Clesnei da Rosa, UNIVATES

Mestre em Educação. Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento. Professora vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário UNIVATES, Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Silvana Neumann Martins, Univates/RS

Doutora em Educação (PUCRS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates/RS)

 

 

Aline Diesel, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Letras. Bolsista Prosup/CAPES. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES, Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

Published

2015-11-24

How to Cite

REGINATTO, Tatiane; CLESNEI DA ROSA, Daiani; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline. Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 69–86, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6051. Acesso em: 18 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas
Views
  • Abstract 714
  • PDF (Português (Brasil)) 970