Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051Palavras-chave:
Empreendedorismo. Gestão Escolar, Educação Empreendedora, Direção Escolar.Resumo
O ato de empreender é mais que apenas criar um negócio e vem sendo estudado e analisado em diferentes áreas, dentre elas a educação. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de identificar a compreensão de gestores escolares dos municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante e Colinas acerca do empreendedorismo na educação. Os dados foram coletados através de três suportes: questionários, constituição de um grupo focal e realização de um diário de campo. Após a análise dos dados, evidenciou-se que os sujeitos da pesquisa conhecem pouco sobre empreendedorismo e educação empreendedora, mas afirmam se utilizarem de seu potencial empreendedor em sua função de diretores escolares. Apesar de os diretores ainda creditarem o uso do empreendedorismo principalmente às aplicações financeiras da escola, foi possível identificar os caminhos que circundam um potencial gestor escolar empreendedor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24.11.2015
Como Citar
REGINATTO, Tatiane; CLESNEI DA ROSA, Daiani; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline. Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 69–86, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6051. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas