Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051Palabras clave:
Empreendedorismo. Gestão Escolar, Educação Empreendedora, Direção Escolar.Resumen
O ato de empreender é mais que apenas criar um negócio e vem sendo estudado e analisado em diferentes áreas, dentre elas a educação. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de identificar a compreensão de gestores escolares dos municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante e Colinas acerca do empreendedorismo na educação. Os dados foram coletados através de três suportes: questionários, constituição de um grupo focal e realização de um diário de campo. Após a análise dos dados, evidenciou-se que os sujeitos da pesquisa conhecem pouco sobre empreendedorismo e educação empreendedora, mas afirmam se utilizarem de seu potencial empreendedor em sua função de diretores escolares. Apesar de os diretores ainda creditarem o uso do empreendedorismo principalmente às aplicações financeiras da escola, foi possível identificar os caminhos que circundam um potencial gestor escolar empreendedor.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-11-24
Cómo citar
REGINATTO, Tatiane; CLESNEI DA ROSA, Daiani; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline. Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 69–86, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6051. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas