Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6051Palavras-chave:
Empreendedorismo. Gestão Escolar, Educação Empreendedora, Direção Escolar.Resumo
O ato de empreender é mais que apenas criar um negócio e vem sendo estudado e analisado em diferentes áreas, dentre elas a educação. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de identificar a compreensão de gestores escolares dos municípios de Roca Sales, Encantado, Imigrante e Colinas acerca do empreendedorismo na educação. Os dados foram coletados através de três suportes: questionários, constituição de um grupo focal e realização de um diário de campo. Após a análise dos dados, evidenciou-se que os sujeitos da pesquisa conhecem pouco sobre empreendedorismo e educação empreendedora, mas afirmam se utilizarem de seu potencial empreendedor em sua função de diretores escolares. Apesar de os diretores ainda creditarem o uso do empreendedorismo principalmente às aplicações financeiras da escola, foi possível identificar os caminhos que circundam um potencial gestor escolar empreendedor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-24
Como Citar
REGINATTO, Tatiane; CLESNEI DA ROSA, Daiani; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline. Educação empreendedora e gestão escolar: um desafio da escola contemporânea. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 69–86, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6051. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Secção
Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas