Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5981Palavras-chave:
Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul, Análise de política pública, Avaliação institucional na educação, Formulação de política pública educacional, Gestão de sistemas educacionais.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar significados atribuídos ao Sistema Estadual de Avaliação Participativa na sua fase inicial de formulação, nos anos de 2011 e 2012. É empregada metodologia de análise de formulação de política pública e os dados empíricos provém de documentos e de entrevistas realizadas com os principais atores da formulação. A partir do exame da colocação da política na agenda governamental e de conteúdos referentes às suas motivações e finalidades, é evidenciado que o Seap reuniu anseios de proposição de um sistema alternativo às avaliações de larga escala de estudantes, de obtenção de dados de contexto complementares para a (re)formulação de ações públicas e de promoção da democratização nas instâncias escolares e administrativas da rede estadual de educação.