O conhecimento sensível na gestão da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6048Palavras-chave:
Práticas Educativas. Gestão. Conhecimento sensível. Processos decisórios.Resumo
Este estudo visa refletir sobre as novas abordagens da gestão no contexto da educação básica, apontando como principal caminho o desenvolvimento do conhecimento sensível, composto das seguintes categorias: imaginação, intuição, criação, emoção e percepção, como base de sustentação conceitual nos atuais enfoques dos processos decisórios na gestão. Com viés qualitativo, a pesquisa contou com entrevistas de dez gestores da rede pública, tendo a análise de conteúdo como ferramenta de interpretação de dados. No contexto atual, repleto de informações subjetivas, no qual as decisões e ações na gestão estão em momento de transição, não basta apenas o conhecimento técnico, científico e administrativo para fazer gestão. É fundamental o conhecimento sensível para que o gestor saiba lidar com as questões subjetivas, bem como com o trabalho compartilhado, descentralizado e sistêmico, enfoques da atualidade, numa gestão de natureza democrática e, sobretudo, humana.
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- Resumo 806
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