Educação Básica: contribuição universitária nas boas práticas de gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5970Palavras-chave:
Boas Práticas de Gestão, Contribuição Universitária, Desenvolvimento da Educação BásicaResumo
A aproximação da universidade no melhoramento das práticas de gestão escolar nos ocupa neste artigo. O objetivo é identificar e descrever a contribuição universitária com as boas práticas em gestão escolar desenvolvidas na Escola Municipal Santa Marta de São Leopoldo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso. A coleta de dados se dá através do diário de campo de um dos autores deste artigo, também participante da direção da respectiva escola; da análise documental e da literatura e de entrevista com a diretora da escola. Os resultados preliminares evidenciam: os fatores social, econômico e cultural por si só não determinam boas ou más práticas de gestão escolar; as boas práticas de gestão escolar dão-se de forma colaborativa, participativa envolvendo todos os atores sociais no contexto escolar; a colaboração entre escolas e universidades apresenta-se categoria relevante para o êxito na gestão escolar resultando em boas práticas.