Gestão Escolar: formar o diretor a partir do professor?

Autores

  • Sofia Lerche Vieira Universidade Nove de Julho
  • Eloisa Maia Vidal UECE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6078

Palavras-chave:

Legislação educacional. Formação de gestores. Questionário do Diretor Aneb/Prova Brasil 2013.

Resumo

Este artigo faz uma reconstrução histórica da legislação educacional brasileira acerca do perfil de dirigentes escolares relacionando os dispositivos da LDB a dados extraídos de uma amostra de (54.746) dos diretores das escolas públicas brasileira. A comparação evidencia agudo descompasso entre as orientações legais e a prática efetiva da gestão, a partir dos contextos reais onde esta é implementada. Tal distanciamento pode explicar parte dos problemas relativos à gestão da qualidade e à eficácia da escola pública. Alerta, ainda, para a necessidade de assegurar mecanismos de formação inicial e continuada para esses profissionais construídos na prática e a partir dela. Se o desafio de formar o diretor/gestor a partir do professor está posto, trata-se de incorporá-lo à agenda de formulação e implementação de políticas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Nove de Julho

Doutora em Filosofia e História da Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Brasil.

Eloisa Maia Vidal, UECE

Doutora em Educação, professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Brasil.

Downloads

Publicado

02.12.2015

Como Citar

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia. Gestão Escolar: formar o diretor a partir do professor?. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 115–130, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6078. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas