A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico

discussões e perspectivas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26231

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional; professor; coordenador pedagógico; educação infantil; pandemia

Resumo

Este estudo objetiva analisar como se deu o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico junto à atuação do coordenador pedagógico, considerando como lócus de investigação as instituições públicas de educação infantil no município de São Luís, Maranhão. As discussões fazem parte de uma pesquisa empírica, mediante levantamento bibliográfico e documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas coordenadoras pedagógicas atuantes nessa etapa de ensino. Para tanto, nos ancoramos em autores como: Domingues (2009, 2013); Garrido (2015), Santana (2020) etc. Dos resultados obtidos, verificou-se que o ensino remoto no período da pandemia causou grandes impactos na organização do trabalho pedagógico, principalmente em função do uso das tecnologias digitais. Mas, apesar de alguns pontos negativos, também suscitou a ampliação de conhecimentos em torno das ferramentas tecnológicas, assim como a união e a cooperação entre professores e coordenadores pedagógicos, que se tornaram importantes no desenvolvimento profissional desses docentes.

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Biografia do Autor

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestre em Educação

 

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Educação

 

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Publicado

26.04.2024

Como Citar

DINIZ, Camila Castro; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico: discussões e perspectivas futuras. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26231, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26231. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26231. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática