A supervisão pedagógica na formação de profissionais

contributos para a alteração das práticas formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26244

Palavras-chave:

formação contínua; práticas pedagógicas; desenvolvimento profissional e pessoal; supervisão pedagógica

Resumo

Este artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).  No estudo, optou-se por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Andrade Lopes, Universidade Aberta (UAb)

Mestre em Supervisão Pedagógica

Susana Henriques, Universidade Aberta (UAb)

Doutora em Sociologia

Referências

ABREU, Vítor Miguel Assunção. Formação e desenvolvimento dos funcionários públicos em Portugal: O caso das autarquias. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Pública) - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2021.

AGUILAR IDAÑEZ, Maria José. Introducción a la supervisión [Introdução à supervisão]. Lumen, 1994.

ALARCÃO, Isabel; CANHA, Bernardo. Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora, 2013.

ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica: Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Almedina, 2010.

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria. Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional de professores. Edições Pedago, 2008.

ALMEIDA, António José; ALVES, Natália. Formação profissional nas empresas portuguesas: Entre a tradição e os desafios da competitividade. Actas do II Simpósio Nacional Formação e Desenvolvimento Organizacional. ISCTE-IUL, pp. 121-136, 2011. http://hdl.handle.net/10451/10575

ARMAS, Jason Avelar. Análise da percepção do impacto da formação profissional nos trabalhadores. Dissertação (Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Portugal, 2013.

CALADO, Andreia. Caracterização das práticas de formação profissional: Factores que influenciam o acesso à formação. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais, Setúbal, Portugal, 2012.

CARDIM, José Casqueiro. Gestão da formação nas organizações (2ª ed.). Lidel – Edições Técnicas, Lda, 2012.

CARVALHO, Elisabete (Coord.). Orientações estratégicas: Formação profissional na administração pública. Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, 2016.

DECRETO-LEI n.º 557/99, de 17 de dezembro. Diário da República n.º 292/1999, Série I- A. Ministério das Finanças. 8997-9012. Aprova o novo estatuto de pessoal e regime de carreiras da Direcção-Geral dos Impostos.

DECRETO-LEI n.º 117/2011, de 15 de dezembro. Diário da República n.º 239/2011, Série I. Ministério das Finanças. 5292-5301. Aprova a Lei Orgânica do Ministério das Finanças.

DECRETO-LEI n.º 118/2011, de 15 de dezembro. Diário da República n.º 239/2011, Série I. Ministério das Finanças. 5301-5304. Aprova a orgânica da Autoridade Tributária e Aduaneira.

DECRETO-LEI n.º 132/2019, de 30 de agosto. Diário da República n.º 166, Série I. Presidência do Conselho de Ministros. 48-69. Procede à revisão das carreiras especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira.

DESPACHO n.º 665/2005, de 11 de janeiro. Diário da República n.º 7, Série II. 406-407. Ministério das finanças e da administração pública. Aprova o Regulamento de avaliação permanente do pessoal do grupo de Administração Tributária.

DESPACHO n.º 1667/2005, de 25 de janeiro. Diário da República n.º 17, Série II. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais-Ministério das Finanças. Aprova o regulamento do estágio para ingresso nas categorias do grau 4 das carreiras do grupo de pessoal de administração tributária (GAT), da Direcção-Geral dos Impostos, anexo ao presente despacho.

DESPACHO n.º 1129/2021, de 28 de janeiro. Diário da República n.º 19, Série II. 39-53. Finanças - Autoridade Tributária e Aduaneira. Delegação e subdelegação de competências da Diretora-Geral.

DEVESA, Jaime. (2017). Avaliação de conhecimentos na AT: Posição a adotar.

GASPAR, Maria Ivone (Coord.). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/9252

GASPAR, Ivone; SEABRA, Filipa; NEVES, Claúdia. A supervisão pedagógica: Significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Supervisão, Colegialidade e Avaliação. 12, 27-55, 2012.

GOUVÊA, Maria das Graças. Estágio, supervisão e trabalho profissional. Serviço Social & Realidade, Franca, 17 (1), 62-73, 2008.

LOURENÇO, Teresa Maria da Silva Pinto. A Importância da Formação Profissional enquanto Investimento em Capital Humano. Relatório de Estágio (Mestrado em Economia, na especialidade de Economia Financeira) - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, 2015.

MAGRO, Enio; NASCIMENTO DOS SANTOS, Danielle Aparecida; GUELFI, Adilson Eduardo. Análise documental de um programa de extensão “Educa Pontal”: uma parceria universidade/sistema de educação básica. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e20643, 2024. https://doi.org/10.5585/48.2024.20643

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Código de Conduta dos Trabalhadores da dos Trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira, 2015a https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/Documents/Codigo_de_conduta_AT.pdf

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Plano Estratégico 2015-2019 da Autoridade Tributária e Aduaneira, 2015b https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/Instrumentos_Gestao/plano_estrategico/Documents/Plano_Estrategico_AT_2015_2019.pdf

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Relatório de Atividades 2021 da Autoridade Tributária e Aduaneira, 2021 https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/Instrumentos_Gestao/Relatorio_atividades/Documents/Relatorio_Atividades_AT_2020.pdf

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Plano de Atividades 2022 da Autoridade Tributária e Aduaneira, 2022. https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/at/Instrumentos_Gestao/Plano_atividades/Documents/PA_AT_2022.pdf

MIRANDA, Branca; CABRAL, Pedro Barbosa. Projetos de Intervenção Educativa. Universidade Aberta, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6557

OLIVEIRA, Marluce Alves Nunes. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: Possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem. 60(5), 2007, 585-589. https://www.scielo.br/j/reben/a/ttr3sW4t3mwQvDTtC4W6Xyf/

PARDAL, Luís; LOPES, Eugénia Soares. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Areal Editores, 2011.

PEREIRA, Cheila Sá; RIBEIRO, Célia. Supervisão pedagógica – um alicerce para a construção do saber. Gestão e Desenvolvimento, 21, 147-172, 2013. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.245

PORTARIA n.º 320-A/2021, de 30 de dezembro. Diário da República n.º 250/2011, Série I. Estabelece a estrutura nuclear da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e as competências das respetivas unidades orgânicas e fixa o limite máximo de unidades orgânicas flexíveis.

PORTARIA n.º 325-C/2021, de 29 de dezembro. Diário da República n.º 251/2021, Série I. Aprova o Regulamento do Curso de Formação Específico para Ingresso na Carreira Especial de Gestão e Inspeção Tributária e Aduaneira e na Carreira Especial de Inspeção e Auditoria Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira.

RICARDO, Luís. O líder e a liderança. Chiado Editora, 2016.

SÁ-CHAVES, Idália. Formação, conhecimento e supervisão: Contributos nas áreas de formação de professores e de outros profissionais (3ª ed.). Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/32356

SANCHES, Angelina. A supervisão pedagógica enquanto processo colaborativo de formação profissional. In MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria do Céu; MACHADO, Joaquim (Orgs.). Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional (pp. 147-164). Fundação Manuel Leão, 2019. http://hdl.handle.net/10198/19201

SUMBO, Hernani Bungo. Formação profissional contínua nas Organizações: Relevância do diagnóstico de necessidades de formação. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, Lisboa, Portugal, 2019.

TRACY, Sandra. Modelos e abordagens. In OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). A supervisão na Formação de Professores I: Da sala à escola (pp. 19-92). Porto Editora, 2002.

TRINDADE, Vítor Manuel. Práticas de formação. Métodos e técnicas de observação, orientação e avaliação (em supervisão). Universidade Aberta, 2007.

VALENTE, Paula. A Supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2017.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

LOPES, Fernanda Andrade; HENRIQUES, Susana. A supervisão pedagógica na formação de profissionais: contributos para a alteração das práticas formativas. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26244, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26244. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26244. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática