Formação continuada de docentes nos Institutos Federais

a produção científica da Pós-Graduação brasileira (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26214

Palavras-chave:

formação continuada de docentes, Institutos Federais, educação profissional e tecnológica, estado do conhecimento

Resumo

Historicamente a formação continuada de professores para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi marcada por estratégias emergenciais e provisórias. Neste artigo, analisamos a produção acadêmica da Pós-Graduação brasileira sobre a formação continuada de docentes dos Institutos Federais (IFs) no período de 2018 a 2022. Constituíram-se referenciais teóricos autores como Santos (2010), Nóvoa (1992, 2002) e Freire (1996, 2001). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo “Estado do Conhecimento”. Os trabalhos foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos doze pesquisas, que foram lidas na íntegra. As pesquisas apontaram que a formação continuada com foco na reflexão sobre a prática docente impacta positivamente os processos de ensino e aprendizagem nos IFs.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia da Mota Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica

 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Doutora em Educação

 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987. Altera dispositivos do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, modificado pelo Decreto-lei nº 900, de 29 de setembro de 1969, e pelo Decreto-lei nº 2.299, de 21 de novembro de 1986, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1987a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7596.htm. Acesso em 06 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 94.664, de 23 de julho de 1987. Aprova o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1987b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d94664.htm. Acesso em 06 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em 05 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 02 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em 05 nov. 2023.

BRITO, Deusdete de Sousa; CALDAS, Fabrizio Soares. A evolução da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.I.], v. 1, n. 10, p. 85-96, 2016. Doi: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4024. Acesso em: 23 nov. 2023.

CANEDO, Cláudia Isidoro Fernandes. Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Triângulo Mineiro: um estudo de caso no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13226520 . Acesso em 01 out. 2023.

FERNANDES, Manoela Wendler. Formação continuada para os profissionais da educação: contribuições para saberes e fazeres nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9764214. Acesso em 23 jun. 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em 13 out. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr., 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006. Acesso em 04 jan. 2024.

GOMES, Adeline Maria Borges Branco. Sequência didática para formação continuada docente: metodologias ativas e tecnologias da informação e da comunicação na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10827561 . Acesso em: 01 out. 2023.

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Proposta de avaliação coletiva de materiais educativos em Mestrados Profissionais na área de Ensino. Campo Abierto, v. 38, n. 2, p. 185-198, 9 jul. 2019. Disponível em: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3516. Acesso em 22 nov. 2023.

LIMA, Tiago Fernandes Cerqueira. Fluência digital para uso das TDICs na docência: contribuições de um curso de formação continuada para docentes da EPT. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13079598 . Acesso em: 01 out. 2023.

LOPES, Marcelo Wilton Vieira. Formação e Saberes Docentes: uma abordagem na perspectiva do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8802215 . Acesso em: 01 out. 2023.

MERIGUETE, Morgana Simões Portugal. Formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica: experiências a partir do uso de metodologias ativas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9671323 . Acesso em: 01 out. 2023.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf Acesso em: 18 jul. 2023

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Coleção formação pedagógica, v. 3. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/326. Acesso em 20 out. 2023.

NÓVOA, António (org.). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 19 set. 2023.

NÓVOA, António, colaboração Yara Alvim. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NUNES, Vandernúbia Gomes Cadete. Docentes não licenciados e pedagogos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: diálogos possíveis na perspectiva da formação continuada. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8383858 . Acesso em 01 out. 2023.

OLIVEIRA, Tiago Fávero de. “Educar os educadores”: trabalho, educação e práxis no contexto dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11251, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11251. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11251. Acesso em: 23 nov. 2023.

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 07, p. 106-120, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 24 jul. 2023.

PEDRONI, Sônia. Formação continuada de professores do Instituto Federal do Maranhão: uma proposta colaborativa. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8802354 . Acesso em 01 out. 2023.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7280, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7280. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7280. Acesso em: 23 nov. 2023.

PRADA, Luis Eduardo Alvarado. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional brasileira. Coleção formação pedagógica, v. 5. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf. Acesso em 05 nov. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set-dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004 Acesso em: 19 jun. 2023.

SANTOS, Edlamar Oliveira dos. A formação continuada na Rede Municipal de Ensino do Recife: concepções e práticas de uma política em construção. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3778 . Acesso em 27 set. 2023.

SARMENTO, Januário Neto Pereira. Formação continuada dos docentes da rede federal de educação profissional e tecnológica: como entendem e como a fazem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7898379. Acesso em 23 jun. 2023.

SILVA, Claudia Maria Bezerra da. Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Olinda, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7874036. Acesso em 23 jun. 2023.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento da et al. Determinantes metodológicos que entram na configuração dos mestrados profissionais no Brasil: concepções, método e resultados para a sociedade. In: SILVA, Cláudio Nei Nascimento da; ROSA, Daniele dos Santos; FERREIRA, Marcos Ramon Gomes (Org.). A Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. 1 ed. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2022. p.123-142. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/241. Acesso em 28 mai. 2023.

SILVEIRA, Joanna Aretha. Formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Ceará – IFCE. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8800261. Acesso em: 01 out. 2023.

SOUZA, Aline Christiane Oliveira. Concepções de professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10808301. Acesso em 01 out. 2023.

SOUZA, Fernanda Ribeiro de. Uma abordagem sóciohistórica da educação profissional no Brasil. Anais do XIV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão, v. 14, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13788/18/18. Acesso em 13 jul. 2023.

ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Desafio da universidade contemporânea: o processo de formação continuada dos profissionais da educação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Formação continuada e gestão da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

26.04.2024

Como Citar

MONTEIRO, Letícia da Mota; LIMA, Andreza Maria de. Formação continuada de docentes nos Institutos Federais: a produção científica da Pós-Graduação brasileira (2018-2022). Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26214, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26214. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26214. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática