Formação continuada de docentes nos Institutos Federais

a produção científica da Pós-Graduação brasileira (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26214

Palavras-chave:

formação continuada de docentes, Institutos Federais, educação profissional e tecnológica, estado do conhecimento

Resumo

Historicamente a formação continuada de professores para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi marcada por estratégias emergenciais e provisórias. Neste artigo, analisamos a produção acadêmica da Pós-Graduação brasileira sobre a formação continuada de docentes dos Institutos Federais (IFs) no período de 2018 a 2022. Constituíram-se referenciais teóricos autores como Santos (2010), Nóvoa (1992, 2002) e Freire (1996, 2001). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo “Estado do Conhecimento”. Os trabalhos foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos doze pesquisas, que foram lidas na íntegra. As pesquisas apontaram que a formação continuada com foco na reflexão sobre a prática docente impacta positivamente os processos de ensino e aprendizagem nos IFs.

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Biografia do Autor

Letícia da Mota Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica

 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Doutora em Educação

 

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Publicado

26.04.2024

Como Citar

MONTEIRO, Letícia da Mota; LIMA, Andreza Maria de. Formação continuada de docentes nos Institutos Federais: a produção científica da Pós-Graduação brasileira (2018-2022). Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26214, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26214. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26214. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática