Drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores

um estudo de caso em Dourados/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26224

Palavras-chave:

process drama; formação de professores; ensino básico; metodologia

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de extensão intitulado "Drama na Sala de Aula: uma introdução", da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), como ponte entre a formação de futuros professores e o ambiente escolar. Neste projeto, o objetivo foi introduzir a metodologia de process drama no ensino de Arte(s) em escola da rede básica de ensino de Dourados/MS. Buscando interseccionar Educação Básica e Universidade em âmbitos acadêmico, escolar, social e cultural, foi criado o process drama "Entre Fósforos e Estrelas", aplicado em turmas do ensino fundamental I na escola municipal Arthur Campos Mello. Abordando temas como morte, perda, classe social, racismo, preconceito, entre outros, a metodologia ativa e lúdica do drama permitiu aos participantes do processo uma experiência única, formativa, cidadã e emocionante, em que a formação de professores em contato direto com a comunidade escolar foi foco de investigação.

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Biografia do Autor

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

Doutora em Artes Cênicas

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Docente do curso de graduação em Artes Cênicas

 

 

Vanessa Lopes Ribeiro, Universidade Católica Dom Bosco -UCDB

Doutoranda em Educação

Mestre em Artes

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Referências

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

BARROS, Ariane Guerra; RIBEIRO, Vanessa Lopes. Drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores: um estudo de caso em Dourados/MS. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26224, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26224. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26224. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática