Drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores
um estudo de caso em Dourados/MS
DOI:
https://doi.org/10.5585/48.2024.26224Palavras-chave:
process drama; formação de professores; ensino básico; metodologiaResumo
Este artigo apresenta o projeto de extensão intitulado "Drama na Sala de Aula: uma introdução", da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), como ponte entre a formação de futuros professores e o ambiente escolar. Neste projeto, o objetivo foi introduzir a metodologia de process drama no ensino de Arte(s) em escola da rede básica de ensino de Dourados/MS. Buscando interseccionar Educação Básica e Universidade em âmbitos acadêmico, escolar, social e cultural, foi criado o process drama "Entre Fósforos e Estrelas", aplicado em turmas do ensino fundamental I na escola municipal Arthur Campos Mello. Abordando temas como morte, perda, classe social, racismo, preconceito, entre outros, a metodologia ativa e lúdica do drama permitiu aos participantes do processo uma experiência única, formativa, cidadã e emocionante, em que a formação de professores em contato direto com a comunidade escolar foi foco de investigação.
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