Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26563

Palavras-chave:

Professores, desenvolvimento Profissional, práticas pedagógicas, gestores, pesquisa

Resumo

O Dossiê do número 48 da Revista Dialogia, trouxe como temática o Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática”. Acolheu estudos que apresentam resultados de pesquisas e experiências, o que proporcionará aos leitores reflexão acerca das possibilidades que estão sendo construídas nas investigações e no fazer cotidiano de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores de escola e supervisores de ensino, em prol ao desenvolvimento profissional desses educadores.

Esperamos com esse Dossiê, ampliar as oportunidades para que programas de pós-graduação, centros de pesquisa e instituições de ensino possam compartilhar conhecimentos que têm produzido sobre o campo de pesquisa em formação de professores e gestores. Acreditamos, que esse ainda é um campo em constituição e que refletir sobre a formação dos profissionais da educação faz mais sentido ao se pensar tais ações num projeto de desenvolvimento profissional, de modo a qualificar os saberes e fazeres dos educadores e, por sua vez, a aprendizagem dos alunos dos vários níveis de ensino que compõem a educação em nosso país.

Na seção Dossiê, encontram-se artigos que trazem à tona especificidades do tema, tais como: experiência docente e a relação com o saber em aulas remotas; uso do Peer Instruction na Educação Básica; a supervisão pedagógica na formação de profissionais; percurso formativo em mestrados profissionais em Educação; a coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores; a formação inicial de professores no Programa Residência Pedagógica; o drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores; formação continuada de docentes nos Institutos Federais; formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica e repercussões na aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Matemática.

Na seção Artigos, encontram-se textos, os quais discorrem sobre temáticas diversificadas, dentre elas: gestão de moradias universitárias públicas brasileiras e a promoção do bem-estar estudantil; avaliação da aprendizagem das crianças em processo de alfabetização no ensino remoto emergencial; avaliação dialógica no ensino e na aprendizagem de Biologia na Educação de jovens e adultos; notas históricas sobre a trajetória educacional de Leolinda de Figueiredo Daltro; o ensino por investigação e os modelos didáticos na formação inicial de professores de Biologia; análise documental de um programa de extensão “Educa Pontal”; gestão e trabalho pedagógico durante a pandemia de Covid-19; experiências de escolas públicas do Distrito Federal; saberes e o trabalho docente; diferenças e diversidades na Educação Profissional e Tecnológica; cidade e Educação; as possibilidades para um projeto de Cidade Educadora; os discursos de ódio nas redes sociais digitais; sequência didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática; as relações de poder, o discurso dialógico e o saber escutar no estágio curricular supervisionado e pedagogia psicodramática.

A Entrevista foi concedida pela Professora Doutora Ana Paula Ferreira da Silva, atualmente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: Organização, Práticas Pedagógicas e Formação de Educadores”. Participa do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Docência em suas múltiplas dimensões”. Tem experiência como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo e como professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Finalizamos com a seção Resenha, apresentando a obra de LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018, escrita por Fernanda Aparecida dos Santos Carregari e José Eustáquio Romão.

Desejamos uma excelente leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação 

Patrícia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em História da Educação 

Referências

Não existe.

Downloads

Publicado

30.04.2024

Como Citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; APARECIDA BIOTO, Patrícia. Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26563, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26563. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26563. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Editorial