Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/49.2024.24722Palavras-chave:
educação física; escola; tecnologias digitais; ensinoResumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar potencialidades das tecnologias digitais como recurso didático-pedagógico para as aulas de Educação Física, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ela foi realizada em duas escolas da rede municipal de ensino do Vale do Taquari-RS/BRA. Os participantes foram dezesseis alunos de duas turmas, 6.º e 9.º anos, e duas professoras de Educação Física. Entre as potencialidades identificadas está o uso das tecnologias digitais para o acesso a saberes já existentes, o que ocorreu através da indicação e da visualização de vídeos no YouTube e da elaboração de trabalhos de pesquisa. Outra potencialidade trata da construção e da reconstrução de conhecimentos, evidenciada no uso das tecnologias digitais, com o propósito de estimular o diálogo, a criatividade e o trabalho colaborativo. Conclui-se que as tecnologias digitais potencializam o ensino da Educação Física, mas devem estar alicerçadas em bases teóricas preocupadas com uma formação crítica e emancipatória.
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