Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e Educação do Campo: um panorama sobre a produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25057

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, educação do campo, reforma do ensino médio

Resumo

Este estudo, do tipo levantamento bibliográfico, tem como objetivo central analisar a produção acadêmica (teses e dissertações) sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio articulada à Educação do Campo. Recorreu-se à análise de 50 produções acadêmicas – 44 dissertações e seis teses, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise centrou-se nos seguintes aspectos: ano de publicação das teses e dissertações, distribuição dos estudos por Região, Estado e Instituição de Educação Superior, temáticas presentes nos textos, dimensão metodológica das pesquisas (abordagem investigativa, método/tipo de pesquisa, técnicas de produção de dados, entre outros). Concluiu-se que os estudos produzidos, até então, permitem afirmar que a discussão sobre a BNCC vai além das escolas e das salas de aula. Há um intenso debate político que perfaz sua produção, não sendo diferente na Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Ramon Roseno Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Mestrando em Ensino

 

  

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Doutor em Educação

 

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Doutor em Educação

 

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Publicado

26.08.2024

Como Citar

ALVES, Ramon Roseno; MEDEIROS, Emerson Augusto de; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e Educação do Campo: um panorama sobre a produção acadêmica. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25057, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25057. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25057. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos