Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno

Autores

  • José Carlos Freire Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lonildo Reis Machado Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2723

Palavras-chave:

Adorno, emancipação, ensino de filosofia, problematização

Resumo

O artigo procura refletir sobre o ensino de filosofia no nível médio, tendo como referência a perspectiva educacional de Adorno. A preocupação deste autor em situar a educação na sociedade que vem de um processo de barbárie, simbolizado tragicamente em Auschwitz, e que precisa evitar novas manifestações de caráter parecido aponta para a importância da emancipação o que, no caso do ensino de filosofia, implica em ir além da tradicional transmissão de conhecimento ou leitura da história da filosofia. Cabe ao professor de filosofia pautar-se numa perspectiva problematizadora. Desse modo, o artigo aprofunda, na parte final, os pontos de aproximação entre os dois temas: a emancipação e o ensino de filosofia no nível médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Freire, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Filosofia pela USP. Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento. Professor do Departamento Interdisciplinar de Ciências Básicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Teófilo Otoni/MG.

Lonildo Reis Machado, Centro Universitário UNA

Licenciado em Filosofia, Bacharel em Serviço Social e Mestrando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Professor no curso de Filosofia do Centro Universitário Claretiano de Batatais e no curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA/BH.

Downloads

Publicado

08.03.2012

Como Citar

FREIRE, José Carlos; MACHADO, Lonildo Reis. Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 45–58, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2723. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2723. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: O ensino de filosofia