Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2723Palavras-chave:
Adorno, emancipação, ensino de filosofia, problematizaçãoResumo
O artigo procura refletir sobre o ensino de filosofia no nível médio, tendo como referência a perspectiva educacional de Adorno. A preocupação deste autor em situar a educação na sociedade que vem de um processo de barbárie, simbolizado tragicamente em Auschwitz, e que precisa evitar novas manifestações de caráter parecido aponta para a importância da emancipação o que, no caso do ensino de filosofia, implica em ir além da tradicional transmissão de conhecimento ou leitura da história da filosofia. Cabe ao professor de filosofia pautar-se numa perspectiva problematizadora. Desse modo, o artigo aprofunda, na parte final, os pontos de aproximação entre os dois temas: a emancipação e o ensino de filosofia no nível médio.Downloads
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Publicado
08.03.2012
Como Citar
FREIRE, José Carlos; MACHADO, Lonildo Reis. Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 45–58, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2723. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2723. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Dossiê temático: O ensino de filosofia
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