Práticas pedagógicas transdisciplinares na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.27632Palavras-chave:
Educação Inclusiva, inclusão, práticas pedagógicas, transdisciplinaridadeResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar as práticas inclusivas dentro do contexto educacional e pedagógico à luz das atitudes transdisciplinares, por meio de uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, adotando uma abordagem epistemológica fenomenologia hermenêutica. Para a interpretação dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin, na lacuna temporal de 2014 a 2024. Como referencial teórico a pesquisa está baseada, principalmente, em Nicolescu (1999) e Moraes (2015) para fundamentar a transdisciplinaridade, Brasil (2008; 2011) e Barbosa e Bezerra (2021) para fundamentar a Educação Inclusiva. Foram encontrados sete artigos, mostrando a lacuna existente e a necessidade de novas pesquisas a fim de promover um diálogo entre a Educação Inclusiva e as práticas pedagógicas sob uma perspectiva transdisciplinar.
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