Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2776

Palavras-chave:

Formação docente, transdisciplinaridade, ensino de psicologia

Resumo

Este artigo procura destacar a importância de estimularmos a inovação no contexto da formação docente. Destacamos a proposta transdisciplinar como possibilidade de mudança das práticas formadoras, via processo de auto hetero eco-formação continua. Relatamos uma prática pedagógica cuja idéia central foi diligenciar entre os estudantes o entendimento da existência de interconexões entre sujeito e objeto do conhecimento, através da compreensão de que os conteúdos de natureza afetiva podem ser elevados à categoria de objetos de conhecimento, dando-lhes, assim, existência cognitiva para suas vidas, da mesma forma que a biologia e a matemática são vistas como objetos de conhecimento a serem aprendidos. Essa nova atitude frente à prática formadora, marca a busca da (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente, via transdisciplinaridade. Refletir sobre a possibilidade de transformar o processo de formação em (trans)formação, via ensino de psicologia, sustentando o movimento que pensa a (re)ligação do sujeito a si mes¬mo e ao outro, envolve mudança de atitude, perseverança, escuta sensível, presença amorosa e motivadora. Ainda exige condição de espera afetiva e atenta da produção de conhecimento pelo outro, bem como suas reflexões, sem, entretanto, abrir mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que nos ajuda na reestruturação dos caminhos percorridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Solange M. O. Magalhães é psicóloga, Doutora em Educação, professora dos cursos de Licencaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

08.03.2012

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 101–122, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2776. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2776. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos